Pesquisar

Canais

Serviços

Ter relação sexual é bom e saudável, mas por si só não satisfaz as necessidades do ser humano. - Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Especialista responde

Sexo no primeiro encontro é normal?

Sexo&Comportamento - Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

O tempo atual é o tempo do prático, fácil e rápido. Vemos isso nitidamente, por exemplo, no uso de produtos descartáveis e também nos relacionamentos afetivos, em que muitas vezes o que conta é a quantidade e a facilidade, e não a qualidade e a conquista.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Muitas pessoas têm uma imensa dificuldade em esperar; querem tudo na hora e se possível, do jeito delas. Observe alguém esperando o ônibus, a esposa esperando o marido, a internet, quando demora alguns milésimos a mais, a pessoa logo fica irritada.

Continua depois da publicidade


Nos relacionamentos amorosos, isso se repete. Não ouvimos mais das pessoas a palavra ''paquerar'', definida no dicionário como galantear, fazer a corte (esta habilidade requer tempo, persistência e esforço). A maioria logo beija na primeira oportunidade, às vezes, nem sequer saber o nome do outro. Com o beijo, o clima logo vai esquentando, esquentando e ... muitos casais, no primeiro encontro, têm relação sexual.


A música da atualidade é: ''Beijo na boca é coisa do passado, a onda agora é namorar pelado''. Com certeza ''namorar pelado'' ou ter relação sexual é bom; mas o sexo por si só não satisfaz. A necessidade humana vai muito além da satisfação desta necessidade.

Continua depois da publicidade


Antes, a trilha sonora dos casais era baseada na canção de Tom Jobim: ''Quando a luz dos olhos meus e a luz dos olhos teus resolvem se encontrar. Ai, que bom que isso é meu Deus, que frio que me dá o encontro desse olhar''. Infelizmente, esta prática se perdeu. Os casais (já casados) não se olham; os solteiros, para conquistar, quando passam por essa fase, passam 'voando'.


Muitas pessoas se questionam se devem ou não transar no primeiro encontro. Essa é uma decisão muito pessoal e somente cada um pode dar a resposta. Isso pode parecer um pouco óbvio, mas...


Já ouvimos dizer que os homens querem mulheres 'certinhas' para casar e 'desavergonhadas' para curtir. Que se a mulher não transar com o cara na hora que ele quiser, ele irá procurar outra; que o homem gosta do que é difícil, e se a mulher for muito fácil, perde a graça.


As versões são muitas e podemos dizer que cada uma tem a sua razão de ser. Baseado na minha experiência profissional, posso dizer que todos querem ser aceitos e amados, e para isso, buscam satisfazer essa necessidade muitas vezes com o ato sexual. E acabam se frustrando, pois não é bem este o caminho para a 'felicidade'.


Acredito também que é com o tempo que as pessoas se conhecem, se olham e podem se ouvir e satisfazer umas as outras, inclusive sexualmente.


Então, busque conhecer a si mesmo e ao outro. Você, provavelmente, será mais feliz e satisfeito, inclusive sexualmente.


Mitos e Verdades


- Mito: o homem busca uma mulher que no primeiro encontro possa manter relação sexual com ele.


- Verdade: ter relação sexual é bom e saudável, mas por si só não satisfaz as necessidades do ser humano.

Gislene Regina Isquierdo, psicóloga clínica e organizacional, especialista em Psicoterapia Comportamental


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade