Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mitos e verdades

Perguntas e respostas sobre fertilidade masculina

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 set 2019 às 16:20
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ao falar sobre saúde masculina, muitas são as dúvidas em torno da fertilidade do homem. O assunto ainda pode ser um tabu, fazendo com que informações equivocadas prevaleçam.

Para entender melhor sobre o tema, o professor Dr. Marcos Tobias Machado, do setor de uro-oncologia da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) e responsável pelo setor de cirurgia robótica urológica no Hospital Brasil e rede D’Or, responde a 10 perguntas sobre fertilidade masculina. Confira abaixo:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1- Quais são os sintomas ou situações que podem indicar um problema na fertilidade masculina?

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Um dos primeiros sintomas é quando um homem e uma mulher desejam ter filho há mais de um ano, sem utilizar métodos contraceptivos, mas a gravidez não acontece. Ambos precisam passar por avaliação médica e, no caso do homem, pode ser um indicativo de que há um problema de fertilidade.

Publicidade


2 - Qual faixa etária apresenta maior incidência de infertilidade masculina?


A maior incidência ocorre em homens com 40 anos, em média. Entretanto, a infertilidade pode ocorrer em qualquer faixa etária.

Publicidade


3 - Há uma relação entre a idade do homem e a fertilidade? Por quê?


Sabe-se que, à medida que o homem envelhece, existe uma tendência à redução concomitante da produção de espermatozoides, o que aumenta a frequência de infertilidade. Isso se deve principalmente pelas alterações hormonais que ocorrem com a idade.

Publicidade


4 - É possível associar a disfunção erétil à infertilidade? Quando um homem é diagnosticado com o problema?


A disfunção erétil é um distúrbio no mecanismo de ereção peniana e o seu diagnóstico é fundamentalmente clínico. Após avaliar o quadro, o médico pode pedir a realização do teste de ereção fármaco induzido e da ultrassonografia com doppler peniano. Apesar da penetração peniana ser essencial para que o sêmen seja depositado na vagina, geralmente não há uma relação direta entre o problema e a infertilidade masculina.

Publicidade


5 - Quais exames o homem pode realizar para avaliar a sua fertilidade e o que eles podem indicar?


O exame fundamental para o diagnóstico de infertilidade é o espermograma, que deve ser confirmado em pelo menos duas amostras. Outros exames como ultrassonografia com doppler escrotal e as dosagens hormonais de FSH (Hormônio Folículo Estimulante), LH (Hormônio Luteinizante) e testosterona também podem ser considerados. Alterações nesses exames iniciais podem indicar outros testes ou tratamento.

Publicidade


6 - É possível determinar a quantidade de sêmen ejaculado de cada homem? O que determina a sua qualidade?


O volume do sêmen ejaculado pode variar muito de homem pra homem. Uma quantidade mínimo aceitável é de 2 ml. Entretanto, não existe uma recomendação formal na medicina para o aumento no volume de sêmen.

Publicidade


7 - É mito ou verdade que vitaminas C, E e D podem melhorar a qualidade do sêmen para quem está tentando uma gestação?


No caso da vitamina E é uma verdade, devido ao poder antioxidante. Ela tem sido utilizada para os casos de oligoastenospermia idiopática. Entretanto, as evidências científicas de alto nível são fracas.


8 - Quais doenças podem afetar a fertilidade masculina?


A fertilidade masculina pode ser afetada por vários fatores. Alguns deles são as infecções virais, como a caxumba. Além disso, alterações genéticas, como a criptorquidia, e uso de drogas, como tabaco, maconha e cocaína, podem afetar a fertilidade humana. Alterações na temperatura escrotal também podem prejudicar a fertilidade masculina. Isso pode acontecer ao desenvolver a varicocele, doença que causa dilatação das veias testiculares. Com isso, a quantidade de sêmen pode ser prejudicada. O autoexame é uma das maneiras de detectar a enfermidade.


9 - Algum medicamento pode prejudicar a fertilidade masculina? Se sim, quais e de que forma isso acontece?


Alguns medicamentos podem, sim, afetar a fertilidade masculina. Medicamentos que afetam a função hormonal masculina, como os análogos do GnRH e os bloqueadores da enzima 5-alfa redutase também afetam a espermatogênese, processo fisiológico de produção dos espermatozóides.


10 - Quais hábitos devem ser evitados para que o homem mantenha a fertilidade saudável?

Ter uma vida saudável, de forma geral, como boa alimentação, boas horas de sonos, evitar o stress, tabagismo e uso de drogas. Além disso, o bom relacionamento com a parceira está entre as atitudes necessárias para que exista uma boa função reprodutiva.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade