A humorista Cláudia Rodrigues, 35 anos, está fazendo tratamento contra esclerose múltipla. Ela descobriu a doença em 2000, quando sentiu uma forte dormência no braço. Desde então, vem procurando um jeito de conviver com a doença.
Além de não ter cura, a esclerose múltipla - que ataca o sistema nervoso - é auto-imune, caracterizada pela formação de anticorpos que, em vez de defender, passam a agredir o próprio organismo. Os sintomas podem se manifestar na fala, na visão e na coordenação motora, causando em casos extremos a paralisia dos membros do corpo.
Cláudia hoje enfrentar a doença com o auxílio de um nutrólogo e um neurologista.
Leia mais:
Val Marchiori se pronuncia após denuncias feitas contra seu ex-marido por violência doméstica
Faustão: Para quem fez um transplante do coração, o de rim é mais tranquilo, diz o apresentador
Ator de '50 Tons de Cinza' precisou ser internado após contato com lagartas
Com câncer, atriz de 'Barrados' faz lista de quem não entrará em funeral
A atriz conta que em seu último surto teve de ser internada às pressas. Segundo a atriz, ela estava cansada e com problemas pessoais e teve de ser medicada com corticóides, medicamentos utilizados para a regulação do sistema imunológico. Ainda segundo ela, hoje a doença está controlada e os surtos apenas aparecem em momentos de estresse e cansaço. A doença não tem cura e Cláudia diz que aprendeu a conviver com ela. Leva a vida com humor, trabalhando, cuidando da filha e namorando.