Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Luto

Morre autor de livro que inspirou 'Bicho de Sete Cabeças'

Agência Estado
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

Divulgação Mídia Independente
siga o Bonde no Google News!

Morreu em São Paulo, aos 51 anos, o escritor Austregésilo Carrano Bueno, autor de "Canto dos Malditos", segundo informações da rádio Jovem Pan. O livro, autobiográfico, é um documento sobre os abusos cometidos em hospitais psiquiátricos brasileiros e serviu de base para o filme "Bicho de Sete Cabeças" da cineasta Laís Bodanzsky e estrelado por Rodrigo Santoro. Austregésilo Carrano Bueno morreu no Hospital das Clínicas e a causa não foi divulgada.

"Canto dos Malditos" narra a via-crúcis do escritor paranaense pelos hospícios de Curitiba e do Rio de Janeiro. Aos 17 anos, em 1974, Austregésilo era um jovem rebelde, habituado a fumar maconha e a usar medicamentos de uso restrito. Ao encontrar uma trouxinha de maconha na jaqueta de Austry, como era conhecido, o pai do escritor decidiu interná-lo em um hospital psiquiátrico da cidade, à força, para desintoxicação.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Ao longo de um ano o escritor foi submetido a sessões de eletrochoque e obrigado a ingerir altas doses de medicamentos. No fim do tratamento, o jovem rebelde e cheio de vida havia se transformado em um ser abobalhado e sem vontade própria. Quando saiu da clínica, Austry já não tinha condições de conviver com as pessoas ditas normais e acabou sofrendo também nas mãos da polícia. Até os 20 anos, ele foi internado em várias instituições psiquiátricas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Em julho de 2001, superados os traumas, Austregésilo Carrano Bueno publicou "Canto dos Malditos", em que relata todos os horrores pelos quais passou. O livro chegou a ser recolhido, por força de uma ação judicial movida por familiares de um médico citado, mas foi liberado dois anos e meio depois.


Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas