O príncipe William está noivo e vai se casar no ano que vem com sua namorada, Kate Middleton, informaram nesta terça-feira (16) porta-vozes da família real britânica.
O casal se conheceu nove anos atrás na Universidade St. Andrews. Ambos têm 28 anos de idade.
Segundo anúncio feito pela Clarence House, William e Kate ficaram noivos no mês passado, durante uma viagem ao Quênia. Seu casamento deve ser no próximo verão ou primavera (no hemisfério Norte), em Londres.
Leia mais:
Val Marchiori se pronuncia após denuncias feitas contra seu ex-marido por violência doméstica
Faustão: Para quem fez um transplante do coração, o de rim é mais tranquilo, diz o apresentador
Ator de '50 Tons de Cinza' precisou ser internado após contato com lagartas
Com câncer, atriz de 'Barrados' faz lista de quem não entrará em funeral
"O príncipe já informou a rainha e outros membros próximos de sua família. William também pediu a permissão do pai da srta. Middleton", dizia o comunicado oficial. "Após o casamento, o casal vai viver no norte do País de Gales, onde o príncipe continuará servindo a Força Aérea Britânica."
William é o segundo na linha de sucessão ao trono britânico e oficial da Força Aérea, e Kate trabalha no negócio de sua família, uma empresa que oferece acessórios para festas.
Ambos estudavam história da arte (William depois passou a cursar geografia) na universidade e dividiram uma residência estudantil com outros colegas.
Seu noivado era aguardado há anos, ainda que o casal tenha rompido e reconciliado no período.
Diana
Desde que a relação entre o casal se fortaleceu, a mídia britânica passou a comparar Kate à mãe de William, a princesa Diana, que se casou com o príncipe Charles em 1981, divorciou-se em 1996 e morreu em um acidente de carro em Paris, no ano seguinte.
Tanto Kate como Diana vieram de famílias de classe média e foram introduzidas ao ambiente da realeza britânica no final de sua adolescência, sob forte escrutínio da imprensa britânica.
No caso de Kate, esse escrutínio começou em 2005, quando ela e William foram vistos juntos em uma estação de esqui na Suíça.
No mesmo ano, depois da publicação de uma foto de Kate enquanto andava de ônibus em Londres, seus advogados escreveram aos editores de jornais e revistas pedindo respeito à privacidade da jovem.
Os advogados alegavam que ela estava sendo seguida por fotógrafos praticamente todos os dias.
Reações
O premiê britânico, David Cameron, disse, por meio de seu porta-voz, que está "encantado" com a notícia do casamento e que deseja o melhor ao novo casal.
A rainha Elizabeth 2ª também se declarou extremamente feliz por seu neto e sua futura mulher.
O líder trabalhista (oposição) Ed Miliband disse que "toda a Grã-Bretanha lhes deseja muita felicidade".