Depois de uma turnê por Londres, em 2006, e vários shows pelo Brasil, a cantora Zélia Duncan anunciou oficialmente a sua saída da banda Os Mutantes, onde comandava a maior parte dos vocais, no lugar de Rita Lee, que não topou participar da reunião da banda com músico Arnaldo Baptista (baixo, teclado, vocais) e Sérgio Dias (guitarra, baixo, vocais).
No comunicado feito à imprensa, em tom pacífico e amigável, Duncan declara que sua saída foi motivada pelo desejo de retomar sua carreira como artista solo.
"A experiência foi incrível. O improvável aconteceu ali, apesar de um monte de previsões duvidosas, eles acreditaram em mim e vice-versa e juntos vivemos emoções e realizações inesquecíveis. (...). Fez um bem enorme pra minha carreira, pra minha vida e para as minhas futuras coragens. Eu que sempre quis me sentir banda, fui parar no olho do furacão! E adorei! Obrigada Sérgio, Arnaldo e Dinho, por me deixarem ser ali, junto com vocês, enquanto durou pra sempre! Ainda nem sinto meus pés no chão", dizia o comunicado.