Pesquisar

Canais

Serviços

Reprodução/ Nakata Automotiva
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Fique atento

Como lavar o motor do carro de forma segura? Veja algumas dicas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
13 jan 2022 às 15:45
Continua depois da publicidade

Após as viagens das festas de fim de ano, é sempre bom tomar alguns cuidados com o veículo, como levá-lo a uma empresa especializada em lavagem, não só para uma limpeza externa como também interna e, em alguns casos, até uma limpeza no motor.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Devido ao excesso de poeira e resíduos, estradas de terra e praia podem ser bem agressivas para os sistemas automotivos. Por isso, é preciso ficar atento, pois o velho hábito de lavar o motor pode trazer sérios problemas para o desempenho do veículo.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


“A prática de lavar o motor do automóvel é bem antiga e, alguns anos atrás, o risco de ter algum problema no desempenho do veículo era pequeno, pois o carro não tinha nenhum tipo de eletrônica embarcada. Só era necessário cuidar para não molhar o alternador ou dínamo, bateria, motor de partida e distribuidor”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, empresa automotiva.


Segundo Silva, atualmente, os carros são verdadeiros computadores sobre rodas já que possuem numerosos sensores, módulos eletrônicos e caixa de fusíveis no compartimento do motor.

A recomendação para aqueles que se incomodam com a sujeira acumulada no motor, ou no caso de ser necessário para identificar possíveis defeitos na parte mecânica, é procurar empresas especializadas na lavagem do compartimento do motor para não comprometer nenhum dos componentes eletrônicos.


De acordo com o gerente, uma das opções para a limpeza do motor é a técnica a vapor já que utiliza água apenas para umidificar e desengraxar o motor e dar bom acabamento e, na hora da limpeza, as empresas especializadas avaliam se há necessidade ou não aplicar algum produto, além do vapor. Há também a limpeza a seco, realizada com panos de microfibra, pincéis e xampus específicos.

Continua depois da publicidade


“Por questão de segurança e também para garantir que a lavagem não seja prejudicial aos componentes eletrônicos, o ideal é sempre procurar o apoio profissional de empresas especializadas”, conclui.

Continue lendo