Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidados com o carro

Manutenção preventiva deixa seu veículo mais econômico e seguro

Folhapress
30 abr 2020 às 11:47
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Realizar a manutenção preventiva é a melhor forma de garantir as boas condições de uso do automóvel. Além de evitar uma parada inesperada, ela traz outros benefícios, como a redução de custos. "A manutenção preventiva é fundamental não só para a segurança dos ocupantes do carro e evitar acidentes no trânsito, mas também é uma questão de economia para os motoristas”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Dados do GMA (Grupo de Manutenção Automotiva) indicam que a manutenção preventiva de um carro pode custar até 30% menos do que a corretiva.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Silva, um veículo desregulado ou com peças comprometidas, geralmente, consome mais combustível. Além disso, uma peça que chegou ao final de sua vida útil, se não substituída, pode prejudicar outros componentes e até um sistema todo, gerando gastos muito maiores.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


Ele explica que, para manter o carro em bom estado, é importante seguir as recomendações do fabricante, inclusive, sobre o período indicado para as revisões.

Publicidade


"Um mecânico de confiança também pode acompanhar o histórico do veículo e ajudá-lo a identificar quando as peças devem ser trocadas”, comenta Silva, lembrando que um automóvel que circule por estradas esburacadas e de terra deverá efetuar manutenções em um tempo menor que àquele que trafega em vias urbanas e em melhores condições.


Algumas avaliações podem ser feitas pelo próprio motorista, como a verificação da pressão de ar e estado de pneus, nível do óleo de motor, líquido de arrefecimento e luzes.


Periodicamente, é recomendável que o mecânico avalie o estado de componentes, como filtro de ar, fluido de freio, óleo lubrificante e filtro de óleo, discos e pastilhas, alinhamento e balanceamento, filtro de combustível, sistema de arrefecimento e sistema de suspensão.

"Cumprir os prazos da manutenção preventiva pode evitar surpresas desagradáveis como uma parada repentina do veículo devido a alguma pane mecânica, além de economia para o bolso dos motoristas”, completa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade