Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Peças fundamentais

Saiba como funcionam as bombas de água e óleo no seu carro

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 jun 2022 às 16:45
Continua depois da publicidade

As bombas de óleo e de água são peças fundamentais para o bom desempenho do motor do automóvel. Coração do motor, a bomba é responsável por fazer a circulação do óleo lubrificante por todas as partes móveis do motor. Já a bomba d’água tem a função de fazer com que o líquido de arrefecimento circule de forma constante pelo motor, evitando o superaquecimento.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


“São componentes importantes para o funcionamento adequado do veículo e que requerem especial atenção dos reparadores na hora da instalação. No caso da bomba de óleo é essencial a selagem, ou seja, carregá-la com óleo lubrificante e, assim, preencher o espaço entre os dentes das engrenagens”, comenta Eduardo Guimarães, técnico da Nakata.

Continua depois da publicidade


A ação faz com que, ao ligar o motor, ocorra, rapidamente, a pressurização, fazendo com que todas as partes do motor recebam a lubrificação adequada, desde o início do funcionamento. Guimarães ressalta que, de acordo com a norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 13032:2008, é preciso fazer o monitoramento da pressão do óleo com manômetro por alguns minutos após a instalação da bomba, antes de entregar o veículo ao cliente.

 

Outra peça importante, agora, parte do sistema de arrefecimento, é a bomba d’água, que responde pela circulação do líquido de arrefecimento pelas galerias do motor. Esse líquido é uma mistura de água desmineralizada com aditivo especial.

Continua depois da publicidade


“Além de seguir a proporção correta entre a água desmineralizada e aditivo, após a substituição da bomba d’água, também deve ser feita a verificação da estanqueidade do sistema por meio de uma bomba e um manômetro”, ressalta. Com o motor frio, o manômetro deve ser instalado com uma bomba especial no vaso expansor para verificar se o sistema está estanque. “É possível, assim, avaliar se há vazamentos por mangueiras, radiador, selo de bloco, selo de cabeçote, câmara da válvula termostática ou até mesmo pela bomba d’água”, finaliza.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade