Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Anote essa dica

Saiba como obter a versão digital do CRLV

Redação Bonde com AEN
06 jan 2022 às 10:40
- Geraldo Bubniak/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os proprietários de veículos registrados no Paraná podem obter a versão digital do CRLV-e (certificado de registro e licenciamento do veículo). O documento obrigatório para circulação pode ser acessado no celular, por meio dos aplicativos CDT (Carteira Digital de Trânsito) e Detran Inteligente.


A Secretaria da Fazenda e o Detran (Departamento de Trânsito) Paraná orientam que é necessário quitar as guias de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e do licenciamento anual, além de multas, se houver.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Já o pagamento do Dpvat (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos) não será obrigatório pelo segundo ano consecutivo, em razão da medida aprovada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados.

Publicidade


Somente após essas quitações, o Detran-PR emite o CRLV-e. O formato digital, apresentado no celular, basta para atendimento à legislação. Não é mais necessário imprimir o documento. Entretanto, quem quiser a versão impressa pode entrar no site do Detran-PR, acessá-lo em formato PDF e utilizar uma impressora comum. Nesse caso, para emissão do certificado, valem as mesmas regras referentes ao pagamento de tributos e multas.


O CRLV-e fica disponível para impressão no site do Detran ou visualização por meio dos aplicativos, em média, três dias úteis após a quitação dos débitos do veículo (licenciamento, IPVA e multas). O tempo varia de acordo com a baixa das infrações por parte do órgão de trânsito responsável.

Publicidade


IPVA


Para veículos adquiridos em anos anteriores, a cobrança do imposto vence dia 17 de janeiro e a alíquota permanece a mesma, de 3,5% ou 1% do valor do veículo, também sendo possível ser quitado à vista, com desconto de 3%, ou em até cinco vezes com vencimentos em janeiro, fevereiro, março, abril e maio. Acesse aqui a guia paga pagamento.

Publicidade


Licenciamento


Assim como o IPVA, licenciamento tem a data de vencimento escalonada, de acordo com o final da placa do veículo. O pagamento ocorre de agosto a novembro. Quem quiser adiantar o pagamento para este ano pode acessar a guia neste link.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade