A limpeza é peça-chave para conter a proliferação do novo coronavírus. Manter o ambiente higienizado é uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Pensando nisso, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) traz orientações para a higienização perfeita do seu veículo.
De acordo com o consultor técnico da Abralimp, Thiago Lopes, a higienização de carros particulares ou de uso compartilhado, deve ser realizada regularmente para eliminar o vírus das superfícies e evitar a disseminação da doença. Ele recomenda a utilização de detergente neutro e desinfetante de uso geral.
Antes da desinfecção do automóvel, é necessário realizar uma limpeza geral das superfícies do veículo, com sabão ou detergente neutro, para eliminar as sujeiras aparentes. "Muita gente está realizando apenas a desinfecção do carro, sem fazer esta limpeza prévia, o que diminui a eficácia do desinfetante”, aponta Lopes.
Leia mais:
Governo encaminha para Alep projeto que isenta IPVA de motos com até 170 cilindradas
Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina
Vai viajar no fim do ano? Veja itens obrigatórios e essenciais para uma viagem tranquila
Motocicletas se multiplicam sob o olhar mais atento da política
"Se o veículo é próprio e você está seguro de que a limpeza interna está em dia, esse, com certeza, é o melhor meio para utilizar nos deslocamentos”, diz o consultor técnico.
Confira as dicas da Abralimp para manter o seu carro higienizado na pandemia:
1 - Limpe todas as superfícies de seu carro, eliminando a sujeira aparente, com pano úmido e detergente neutro. Depois, parta para a segunda etapa de higienização, que vai eliminar microrganismos, com desinfetante de uso geral.
2 - Deixe o álcool em gel em para as mãos e esqueça a água sanitária, que, além de mais agressiva para a pele, pode danificar superfícies metálicas e os tecidos do automóvel. Empresas especializadas utilizam produtos específicos, que não são encontrados no varejo comum. Então, para as pessoas que vão higienizar o seu próprio carro, a melhor indicação são detergentes neutros e desinfetantes de uso geral.
3 - Superfícies muito tocadas, como maçanetas, volante, câmbio, controles para subir e baixar os vidros e controles de multimídia devem ser limpos constantemente.
4 - Se pensa em utilizar serviços de terceiros para a higienização do carro, procure empresas de confiança e certifique-se de que os cuidados necessários devido à pandemia estão sendo tomados.
5 - Evite o serviço de manobrista.
6 - Em postos de abastecimento, se tiver que fornecer as chaves do veículo ao frentista, higienize tanto as mãos quanto as chaves com álcool em gel depois de recolocá-las na ignição. Faça o mesmo após tocar em dinheiro ou no cartão.