O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) divulgou um balanço elaborado durante o ano de 2017 a partir de informações repassadas pelas Polícias Militar e Civil e pelas Guardas Municipais do Paraná. O levantamento mostrou que 275 pessoas morreram em confrontos com forças públicas de segurança no Estado. Vinte e sete deles em Londrina, sendo a maior parte na zona oeste.
Deste total, 131 mortes ocorreram no segundo semestre do ano, quando houve recuo em relação aos primeiros seis meses, que fechou com 144 casos. Na comparação do total de mortes entre 2017 e os anos anteriores, o quadro é o seguinte: em 2015, foram 247 casos, em 2016, 264 e neste último ano, 275.
De acordo com o Gaeco, que tem entre suas funções o controle da atividade policial, o levantamento permite o acompanhamento dos casos pelas Promotorias de Justiça.
A divulgação do Ministério Público detalha dados por municípios. Foram registradas mortes em confrontos em 37 cidades no segundo semestre do ano passado. Do interior, Londrina foi a com o maior número de óbitos. No primeiro semestre do ano passado, foram 14 mortes. Nos últimos seis meses foram 13 casos no município.
Segundo o levantamento realizado pela reportagem, a região oeste de Londrina foi a que mais registrou mortes em confrontos entre forças de segurança e suspeitos no ano de 2017: um total de 10 casos.