Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em Cambé

TJ decide se solta motorista que provocou acidente com 4 mortes

18 out 2018 às 09:12
- Saulo Ohara/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Está nas mãos do desembargador Antônio Loyola Vieira, do Tribunal de Justiça do Paraná, a decisão de conceder ou não o habeas corpus ao motorista Ricardo Martins Moraes, 39 anos, que causou um acidente com quatro mortes no dia 9 de outubro na PR-445, entre Cambé e o distrito da Warta (zona norte de Londrina). O recurso foi protocolado no início da semana pelo advogado Silvio José Farinholi Arcuri depois que a juíza Jessica Valéria Catabriga Guarnier, da Vara Criminal de Cambé, aceitou a denúncia do Ministério Público.

O réu vai responder por quatro homicídios, lesão corporal grave e por dirigir embriagado. A determinação é que ele fique preso por tempo indeterminado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Antes de avaliar o pedido de soltura da defesa de Moraes, o desembargador quis saber mais sobre o caso. A resposta da Justiça de primeiro grau foi rápida. No documento, a magistrada Guarnier relembrou a decretação da prisão preventiva durante a audiência de custódia, a acusação do MP e o fato do motorista quase ter sido linchado pela população logo após a colisão fatal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Blog do Nassif

Entrevista surpresa - Estrelando: Rezende!

Imagem de destaque
Zona leste

MP denuncia trio que roubou casa no conjunto Antares

Imagem de destaque
Na zona norte

Justiça mantém prisão de assaltantes de motel em Londrina

Imagem de destaque
Solidariedade

Advogados arrecadam materiais de higiene para detentas do 3º DP


Quando analisou o flagrante, a juíza escreveu que "o delito é grave e assombra a sociedade, já que vem ocorrendo com muita frequência neste país, onde triste estatística coloca o Brasil entre os países com maior número de vítimas fatais provocadas pela associação entre álcool e direção. E isso ocorre, pois a pena prevista na legislação não impressiona o infrator, que se sente disposto a correr o risco de beber e sair pelas estradas, dirigindo embriagado, na certeza de que "não vai dar nada".

Publicidade


Ela continuou: "A sensação de impunidade que a legislação passa ao cidadão comum também acirra os ânimos e estarrece as famílias das vítimas que se sentem desamparadas perante a Justiça."


Ao enviar as explicações do acidente ao TJ, Jessica Guarnier se justificou. "Entendi pela impossibilidade de aplicação de medidas cautelares diversas da prisão por entende-la não socialmente recomendável, no caso, diante da ação pública incondicionada pelo Ministério Público por crime doloso contra a vida, bem como pela gravidade da conduta imputada ao acusado que vitimou quatro pessoas, dentre elas duas crianças, sendo enorme a repercussão do caso e incontrolável a comoção social gerada. Há relatos de que os policiais que atenderam a ocorrência tiveram de conter populares que queriam linchar o paciente ainda no local dos fatos".

Publicidade


Tragédia


O Polo de Ricardo Moraes bateu no rodado traseiro de um caminhão que seguia sentido Sertanópolis pela PR-445. À Polícia Civil, o motorista da carreta relatou que perdeu o controle, invadiu a pista contrária da rodovia - entre Cambé e Warta, ela não é duplicada - e bateu frontalmente contra o Megane que transportava as quatro pessoas.

Fernando Afonso Rosa, 44 anos, Adna Simões de Souza, 41, Sofia Afonso Simões, 2, e Poliana Afonso Simões, 9, morreram na hora. Eles foram velados na Igreja Presbiteriana Independente do jardim Piza e sepultados no cemitério Parque das Oliveiras, na avenida do Café. Eles voltavam do interior de São Paulo, onde haviam visitado parentes. O caminhoneiro fraturou duas costelas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade