Pesquisar

Canais

Serviços

Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Blog do Nassif

Arte Por Toda Parte, coordenado por Patrícia Reis, ganha o Brasil

23 set 2021 às 09:22
Continua depois da publicidade

Patrícia Reis vê o projeto Arte Por Toda Parte, idealizado e coordenado por ela, ganhar o País. O projeto iniciou suas atividades na última semana, no Rio Grande do Sul. A primeira oficina está sendo desenvolvida no Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini, no Loteamento Santa Terezinha, em Porto Alegre: a ação, na capital gaúcha, envolve aulas teóricas e práticas de pintura.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Continua depois da publicidade

Idealizadora e coordenadora do projeto Arte Por Toda Parte, Patrícia, que é artista plástica licenciada em Artes Visuais, pós-graduada em Arte Educação e Neuropsicopedagoga, está há mais de duas décadas estudando e atuando em escolas, hospitais e instituições com o ensino de Arte voltado para o desenvolvimento humano. Em 2018, o projeto Arte Por Toda Parte recebeu menção honrosa da Unesco, diante de sua relevância e impacto positivo nas comunidades.


O blog falou com Patrícia sobre este novo momento em que o Projeto chega, na somatória de esforços com a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), a Porto Alegre. “Acredito na Arte como objeto de transformação e, juntamente com a Avesol, vamos estimular a cultura, a saúde e a educação para crianças e adolescentes”, afirma.

Continua depois da publicidade


O projeto, como enfatiza Patrícia, permite a prática de produção artística em pintura (teoria e prática), cerâmica e artes plásticas com a mandala comestível, de forma coletiva e individual como forma de expressar emoções. “Estudos e pesquisas atestam que a utilização da Arte como expressão dos sentimentos humanos mais profundos pode e tem conseguido transformar e melhorar inúmeros quadros patológicos, além de mudanças de atitudes comportamentais e melhoria da saúde menta”, ressalta.


O objetivo principal do projeto é realizar 128 oficinas de artes plásticas em entidades e organizações sociais parceiras Associação do Voluntariado e da Solidariedade, a Avesol, que é uma entidade de assistência social, sem fins lucrativos, com suas 'vertentes' fundamentadas na educação popular. “Serão 16 meses de produção, alcançando assim, 16 associações parceiras diferentes. As oficinas itinerantes acontecerão nas cidades de Viamão, Gravataí, Nova Hamburgo, Cachoeirinha, Osório, Santa Maria e Porto Alegre. Ao final do Projeto, serão atendidas aproximadamente 320 crianças de 4 a 14 anos de idade", conclui Patrícia. Em tempo: o Projeto conta com patrocínio da Inkor, liderada pelo empresário Luiz Gonzaga Carvalho.


Continue lendo