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Funil de vendas AIDA, o que é isso?

Marcos S@nt
16 jul 2020 às 10:44
- arquivo pessoal
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Você já ouviu falar sobre o funil de vendas AIDA? Se ainda não ouviu ou não sabe o que é fique tranquilo que vou te explicar aqui. Esse método é muito utilizado neste mundo digital em plataformas de e-commerce, websites, landing pages, etc, pois ele mostra a jornada do cliente desde o primeiro contato com a marca até a venda efetiva, mas também é possível aplicar este método em qualquer loja física, pois a loja se beneficia poder proporcionar uma experiência real na hora da ação.


Esse método te ajudará a entender melhor como seu usuário ou cliente toma a decisão de comprar ou não seu produto ou serviço e como você pode influenciar em cada etapa do processo. Apesar de ser um método fácil de usar, é preciso analisar e planejar cada etapa do método, então vamos entender quais são as quatro fases do funil de vendas AIDA:

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A primeira delas, é a ATENÇÃO, vamos chamar aqui de boca do funil. Nesta fase seu esforço precisa ser em divulgar sua marca, produto ou serviço para o maior número de pessoas possíveis, nesta etapa vale a máxima: "quanto mais, melhor". Os consumidores precisam saber que você existe, afinal quem não é visto não é lembrado.

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Bom, agora que você chamou a atenção, você entra na segunda fase e precisa despertar nestas pessoas o INTERESSE para sua marca, produto ou serviço. Aqui o funil começa a se estreitar, pois nem todos que te deram atenção terão interesse pelo que você faz ou vende, os usuários ainda não sabem que precisam do seu produto ou serviço, "pelo menos não naquele momento" então você terá que criar esse interesse neles sendo relevante com informações sobre seu produto ou serviço, se posicionando como uma autoridade no assunto e até mesmo engajando o usuário dando oportunidade dele resolver um problema.

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Uma vez que você já tem a atenção e o interesse do usuário, você parte para a terceira etapa do método que é despertar o DESEJO pelo seu produto ou serviço mostrando que realmente é bom ou funciona, enfatizando as vantagens, oferecendo algo como um orçamento grátis, degustação, garantias, e-book, cases de sucesso, etc. nesta fase o funil está ainda mais estreito, pois a quantidade de usuários que te deram atenção, tiveram interesse e que estão com o desejo de experimentar seu produto ou serviço serão ainda menores.


Ahh, agora é a fase final, é hora de transformar o desejo destas pessoas em AÇÃO, seu potencial cliente te deu atenção, ficou interessado no que você faz ou vende, sentiu o desejo e já experimentou seu produto ou serviço e está confiante você é a melhor opção para ele naquele momento de compra. Faça reforço com ele oferecendo benefícios para que ele efetivamente compre de você e não do seu concorrente; Crie o senso da urgência; Crie uma promoção, etc.

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Lembrando que todas estas etapas acontecem praticamente juntas, por isso é muito importante fazer um bom planejamento, utilizar um CRM para ajudar na análise dos dados, ele te ajudará a ser mais assertivo e com menos recursos financeiros. Saiba ou busque saber quem é seu público, com quem você quer falar, caso contrário todo esforço, tempo e dinheiro gasto será perdido.


Força aí que tudo isso vai passar.

Abraços,
Marcos S@nt


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