Pesquisar

Canais

Serviços

- Fonte: Unsplash
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Blog Bondigital

Londrina organiza a Semana Nacional de Inovação para focar no polo tecnológico

27 out 2020 às 13:13
Continua depois da publicidade

A cidade de Londrina vai organizar, entre os dias 6 e 13 de novembro, um dos eventos mais importantes para o futuro da região. A 1ª edição da Semana Nacional de Inovação promete trazer algumas discussões sobre o futuro do polo tecnológico da cidade, que se desenvolveu bastante nos últimos 10 anos. O evento será totalmente online e vai contar com painéis, entrevistas e palestras com especialistas e investidores do setor.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Toda a organização do evento está sendo feita por diversos grupos, mas a iniciativa foi do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) com o Sebrae. As duas organizações têm como principal objetivo trazer novas ideias e discutir sobre os problemas e o futuro da indústria de tecnologia. O setor é um dos que possui mais oportunidades de emprego na região, inclusive com iniciativas voltadas para mulheres, e, por conta disso, merece total atenção para o futuro.

Continua depois da publicidade


Fabrício Bianchi, gerente regional do Sebrae, afirmou que o município de Londrina tem desenvolvido bastante o polo tecnológico da região e, para organizar tudo que acontece, é preciso realizar planejamento estratégico e de infraestrutura para o setor. Uma das ações do evento online será de mobilizar algumas lideranças para criar oportunidades de negócios e trocar conhecimento.


Além disso, segundo os organizadores do evento online, outro objetivo importante é conseguir mostrar a importância do recurso tecnológico, e do desenvolvimento, para diferentes setores. Por conta disso, eles planejaram palestras para diferentes áreas profissionais, como o agronegócio, a saúde, a comunicação, o turismo e o entretenimento digital. Os oito dias da Semana Nacional de Inovação serão usados para abordar todos os assuntos que podem influenciar a economia local e nacional.

Continua depois da publicidade


Do campo aos jogos digitais

Fonte: Unsplash
Fonte: Unsplash

Para entender melhor como diferentes setores podem ser influenciados por novas tecnologias, basta ver alguns exemplos que acontecem em Londrina e no resto do Brasil. No setor de agricultura, a startup Agrosmart é uma iniciativa que vem crescendo em todo país ao vender soluções inteligentes para este mercado. Atualmente, cerca de 60% dos produtores paranaenses utilizam alguma tecnologia no campo. Já na área de entretenimento digital, o que mais chama atenção são os jogos online. Por exemplo, é possível conhecer e jogar roleta online de todas as variações possíveis, desde a europeia até a americana, em plataformas como da Unique Casino. Outro campo que falamos acima é da área da saúde, e que também


possui algumas iniciativas inovadoras, como o uso de aplicativos semelhantes ao Skype e ao Zoom para realizar consultas à distância.


O turismo também merece atenção, principalmente para algumas regiões do Paraná. O impacto das novas tecnologias no setor acabam por ser mais complicados de trabalhar, principalmente com a popularização de aplicativos como o AirBnB. Por isso, é mais que necessário a realização de eventos como a Semana Nacional de Inovação para discutir como isso pode ser trabalhado para render frutos para toda a economia.


A área de comunicação não fica de fora, principalmente com a recente explosão das mídias sociais. Atualmente, ferramentas como o Twitter, o Instagram e o Facebook deixaram de ser simples páginas pessoais e se transformaram em verdadeiros órgãos oficiais de comunicação. Por exemplo, a maioria dos anúncios realizados pelo Governo do Estado do Paraná acontecem via as redes sociais, seja pelos perfis de políticos ou dos gabinetes.


Outros eventos


Não é a primeira vez que o Paraná recebe algum evento voltado para tecnologia. Na verdade, os últimos anos foram recheados de iniciativas parecidas, e outras até maiores. Desde 2012, por exemplo, Londrina organiza o ECO.TIC, que é o principal evento voltado para área de Tecnologia da Informação e Comunicação do norte do Paraná. Até 2019, foram sete edições realizadas e que sempre foram um sucesso de público e organização.


A capital Curitiba também recebe diversos eventos voltados para o assunto. A RecrutaTech é uma das feiras mais bem-sucedidas, pois reúne oportunidades de emprego para os profissionais de TI e, em simultâneo, mostra alguma das startups que estão surgindo no estado. Outros eventos, como a Smart City Session, estão programados para acontecer nos próximos anos. Assim, o estado paranaense se coloca como um dos principais polos tecnológicos do Brasil.


O mês de novembro será importante para Londrina, principalmente para os profissionais da área de tecnologia. A Semana Nacional de Inovação é um evento importante e muito necessário, principalmente se a ideia é expandir o polo deste setor da cidade. Diferentes áreas podem acabar sendo influenciadas, e isso significa uma economia diversificada. Por isso, vale a pena ficar de olho nesse evento programado para acontecer entre os dias 6 e 13 de novembro.

Abraços,
Marcos [email protected]


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade