Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Blog Bondigital

Que tal começar a vender online via Marketplace?

Marcos S@nt
25 nov 2019 às 14:28
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Marketplace é uma excelente oportunidade para você iniciar as vendas através da internet sem necessariamente ter uma loja virtual. Hoje neste post vou te explicar o que é Marketplace, vou listar os principais Marketplace do Brasil, vou incluir os pontos positivos e os pontos negativos de vender em um Marketplace e algumas dicas adicionais para você entender como funciona e quem sabe começar a vender e faturar muito.

Mas o que é esse tal de Marketplace?
A palavra Marketplace nada mais é que o resultado da união das palavras em inglês market (mercado) e place (local). Para exemplificar e facilitar ainda mais o entendimento pense em um dia de feira, normalmente é uma rua cercada dos dois lados por barracas vendendo seus diversos produtos num mesmo local.
Agora, transfira essa ideia para a internet 24h/dia concentrando milhares de pessoas dispostas a comprar, fantástico, não é? Grandes plataformas de e-commerce do Brasil que além de venderem seus próprios produtos, também "locam” espaços nesta mesma plataforma para qualquer pessoa (física ou Jurídica) possa vender seus produtos ou serviços.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quais são as principais plataformas de Marketplace do Brasil?
Existem muitas plataformas de Marketplace atualmente no Brasil para você analisar e acredito que a mais "famosa" e popular entre elas é o Mercado Livre, mas existem outras plataformas muito boas e vou listar mais algumas aqui abaixo:

Leia mais:

Imagem de destaque
Blog Bondigital

Como surfar a onda dos jogos online

Imagem de destaque
Blog Bondigital

Dicas para comprar na Black Friday

Imagem de destaque
Blog Bondigital

Londrina organiza a Semana Nacional de Inovação para focar no polo tecnológico

Imagem de destaque
Blog Bondigital

Marketing Digital não existe


Americanas
Amazon
Centauro
Cissa Magazine
Dafiti
Magazine Luiza
Walmart
Zattini

Publicidade



Quais são as vantagens em vender via Marketplace?
- Você não precisa fazer investimento inicial com publicidade (Branded Content; SEO; Google Shopping; Mídias sociais, etc), você poderá aparecer em grandes players do mercado.
- Mais visibilidade, pois esses Marketplace tem muitos acessos mensais que consequentemente irá gerar mais possibilidade de vender mais.
- Sua marca ganhará credibilidade para o consumidor final, mesmo sendo desconhecida.


Quais são as desvantagens em vender via Marketplace?
- Seu negócio dependerá 100% deste Marketplace e consequentemente de suas taxas sobre os produtos vendidos.
- A comissão que você irá pagar por cada produto vendido em cada Marketplace varia de 10% a 35%.
- Você terá maior concorrência no mesmo site (lembre-se do exemplo da feira).
- Você acabará entrando na "Briga por preço” para sobreviver.

Publicidade



Existe também algumas empresas especialistas que facilitam sua vida integrando várias plataformas de Marketplace ao mesmo tempo, o que te poupa tempo e facilita o gerenciamento de estoque. Conheça algumas destas empresas:


B2W (Americanas, Submarino e shoptime)
OLIST (Amazon; Americanas.com; Mercado livre, Zoom, Submarino; Casas Bahia; Extra; Shoptime; Pontofrio; B2W; Madeiramadeira; Carrefour, Viavarejo; Lua)
Via Varejo (casas Bahia, Ponto Frio e Extra)

Publicidade


É claro que toda essa facilidade em integrar as lojas não sairá de graça, você vai pagar percentual maior dos produtos vendidos em relação ao cadastro direto na plataforma de Marketplace.


Como funciona o sistema de envio das mercadorias?
Independentemente do fato de você estar vendendo em uma plataforma de Marketplace, você irá ter que pensar na logística, como enviar sua mercadoria para o consumidor final. Pode ser via correios, pode ser via transportadora, mas o custo desta logística normalmente é sua.

Publicidade


Existe também outro modelo mais simples de Marketplace, onde você não paga um percentual sobre cada produto vendido, você só vai pagar caso queira ter maior visibilidade (destaque) de seu produto em relação a concorrência e assim conseguir vender mais rápido. São plataformas que podem ter validadores de pagamento ou não para finalizar a compra como Facebook, Olx, Folha Classificados, Guiamais, Só carrão entre outros.


Aproveite essas dicas, faça contas e inclua todos seus custos operacionais e Logística (ah, e não se esqueça de incluir a comissão da plataforma de Marketplace), formule seu preço final de vendas (com sua margem de lucro é claro) e sonde sua concorrência online para saber se você terá chances de vender online nestes grandes players ou se é melhor continuar vendendo neste outro modelo mais simples de Marketplace.

Publicidade


Crie seu plano de negócio, levante todos seus custos, viabilize seu negócio e venda muito, porque este mundo da internet é muito maior que pensamos.



Boas vendas!

Abs,
Marcos S@nt


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade