Pesquisar

Canais

Serviços

Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Blog Bondigital

Será que sou um Papagaio digital?

10 fev 2020 às 10:13
Continua depois da publicidade

Hoje vou pegar carona com o que a Jornalista Célia Musilli escreveu neste fim de semana (08 e 09/02) no jornal Folha de Londrina se referindo as "críticas" sobre o documentário Democracia em Vertigem, me fez pensar como a história se repete.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Como é cada dia mais nítido que as pessoas se deixam levar pelas suas "redes sociais", meu colega de trabalho Rafael costuma dizer que: "As pessoas leem o título de uma matéria e no máximo um parágrafo e já se tornam especialistas no assunto" e isso fica muito evidente ao ler os comentários no Facebook.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


Agora sem querer ser redundante, mas se você não tem pensamento crítico, discernimento, não verifica a fonte da informação e não busca outra fonte de informação confiável antes de tecer um comentário, claramente você está sendo controlado por um robô, a inteligência artificial do Facebook e você pode ter se tornado um papagaio digital.


O Facebook é uma rede para você se relacionar com seus "amigos" e o que aparece em sua timeline são recomendações que o Facebook entende que você "gostaria de ler" e a partir daí você fica refém do que ele sugerir, a famosa "Bolha" digital.


pixabay
pixabay


Bolha é o termo usado para sugerir o que você está limitado e vai ter informações baseadas no seu comportamento na rede social, em o que seus amigos estão vendo, curtindo ou compartilhando.

Continua depois da publicidade


Até porque as sugestões para você adicionar amigos no Facebook são baseados em seus contatos e histórico, que ao se cadastrar na plataforma, você já concordou em compartilhar sua lista de contatos de e-mail, telefone, fotos e tudo mais que estiver no seu smartphone com o Facebook.


A partir daí o Facebook consegue cruzar todas essas informações e fazer a mágica acontecer te recomendando pessoas que talvez você conheça, as vezes amigo do amigo, te recomenda o que você vai ler, te recomenda o que você vai ver, te recomenda a publicidade que você tem interesse em comprar, te recomenda e recomenda e recomenda e recomenda em fim, você está na bolha está limitado.


pixabay
pixabay


Minha dica para você hoje:
* Busque mais informações (fora das redes sociais) sobre o tema antes de opinar;
* Você até pode opinar baseado em suas crenças ou convicções mas não acredite que é a verdade absoluta;
* Desconecte-se das redes sociais o maior tempo possível; Saia para almoçar sem tirar o celular do bolso;
* Quando estiver conversando com outra pessoa presencialmente deixe seu celular no bolso;
* Faça uma reunião de trabalho sem ficar olhando no celular;


Existe vida fora da rede social e é sensacional, então aproveite seu dia.


Boa Semana,

Abs,
Marcos [email protected]


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade