Volta e meia, encontramos circulando pela web um daqueles textos que comparam hábitos femininos e masculinos. Particularmente, acho os mesmos divertidos. E verdadeiros.
Então, baseado na minha própria experiência e em diversos anos de observação intensiva das mulheres da minha vida (esposa, mãe, irmã), também resolvi discorrer sobre as diferenças entre machos e fêmeas, particularmente no momento da compra.
Um tênis, por exemplo.
A mulher: Entra na loja, começa a olhar os tênis em exposição, observa, manuseia. Chega o vendedor. Pergunta se pode ajudar. Ela diz que não. Tá só dando uma olhadinha.
O vendedor fica por perto. Depois de uns vinte minutos de observação de todos os que estão no mostruário, ela aciona o prestativo funcionário e pergunta se a loja não tem um modelo totalmente diferente daqueles que ali estão.
O rapaz vai ao estoque, volta com vários pares, de cores, modelos e marcas diferentes. Ela experimenta todos, não gosta de nenhum. Pede para pegar três dos que estão na vitrine para experimentar.
O vendedor volta ao estoque. Além dos três solicitados, trás outros três. Opções diversas. Ela experimenta um por um. Anda um pouquinho com cada tênis. Observa bastante naqueles espelhos que ficam no chão. Vira o pé para ver de todos os ângulos.
Cada modelo tem um defeito, na opinião da cliente. Um aperta o dedão, o outro é largo, o terceiro não vai combinar com uma das camisetas que ela usa para caminhar, o quarto é cafona...
Educadamente, ela agradece ao vendedor e diz que vai dar mais uma olhadinha em outras lojas. O rapaz devolve as diversas caixas ao estoque.
Tudo isso que aconteceu acima se repete em outras cinco ou seis lojas. Ao final, ela voltará para a primeira e comprará aquele tênis que não combina com uma de suas camisetas de caminhada, fato que a obrigará a procurar por outras camisetas. Por que não shorts novos também?
O homem: Entra na loja, vai direto ao vendedor, pergunta qual é o melhor tênis para caminhar. Aceita a primeira sugestão, experimenta, paga e vai embora.