Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

História de Pescador - Crônica de Neyd Montingelli

10 set 2019 às 17:15
- Neyd Montingelli
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

História de pescador

Tio Carlito e o Zé foram pescar no rio Coxim. Zé, voz mansa e arrastada, não deixa de contar os causos com os jacarés da região. Afinal, estavam no Pantanal, terra do Caiman yacaré, um bicho que vive quase 100 anos, 3 metros de comprimento, pesa até 300kg e adora ficar na água.
Viu a cara de medo do tio e aproveitou para aumentar os causos de jacarés que correram atrás de gente, que comeram os peixes de pescadores. No final do dia, com muitos peixes, montaram as barracas no camping.
À noite se ouve cantoria e gritaria. O Zé dormia. O tio ficou com medo e chama pelo sobrinho que o acalma e diz para ele ir na pousada, pois era festa da lua e todos estavam na prainha.
- Tio, coloque a bota alta, pois pode pisar em algum jacaré filhote por aí! (Riso abafado).
- Tem jacaré solto por aqui?
- Claro que não tio. Pode ir, mas coloque a bota.
Tremendo, procurou pelas botas e nada de encontrar. Abriu a barraca e esticou a mão, achou um pé e colocou. Tateou no escuro e saiu enfiando de qualquer jeito a outra bota. Estava difícil e ele foi pulando pelo caminho de pedras, puxando o cano da bota que estava muito estreito.
Quando chegou na prainha iluminada pela lua, as pessoas pararam de cantar e olhavam com espanto para o tio que estava sem os óculos e ainda tentava enfiar o pé mais fundo na garganta de um jacaré-anão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade

Neyd Montingelli

Leia mais:

Imagem de destaque

Análise de haicais de Guimarães Rosa e haicais de Carlos Martins

Imagem de destaque

Dia do Livro - haicais de Isabel Furini, Gisela Bester, Vanice Zimerman e Sonia Cardoso

Imagem de destaque

Dia dos povos indígenas

Imagem de destaque

Ódio - Miniconto de Araceli Otamendi

Neyd Montingelli nasceu em Curitiba é casada e tem 4 filhas. Formação em Psicologia, Nutrição e Laticínios. Tem 23 livros solo e participa em 90 antologias. Foi premiada em concursos de contos e poesias. Membro da ALB e ALUBRA/SP, Centro de Letras do Paraná, Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires e Lisboa, Embaixada da Poesia e ALMAS/Ba. Recebeu troféu Cecília Meireles, Cora Coralina, Federico Garcia Lorca; Medalha Monteiro Lobato; Medalha Melhores Poetas e Troféu Melhor Cronista, Melhor Contista, entre outros. O livro Cavalos e contos recebeu o prêmio de Melhor Livro de Contos de 2015/16 em Ouro Preto. Recebeu o prêmio Literarte 2017, pelo conjunto da obra.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade