Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mulheres turcas não devem sorrir em público? Por Carla Ramos

31 jul 2014 às 19:20

Compartilhar notícia

Mona Lisa - obra de Leonardo Da Vinci. -
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"Sorria você está sendo cerceado..."
Carla Ramos

Desde os primórdios da humanidade o desenvolvimento do Ser Humano se dá entre as pulsões de dor e de prazer. Desde a gestação, se vivencia essas polaridades, ao sentir emoções que são transmitidas, no útero, por nossa mãe.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao nascer, o bebê vivencia a junção desses dois momentos em si, o prazer que é ter o primeira respiração, estar vivo e a dor que se sente ao descolar as paredes do pulmão em prol desse propósito de vivenciar essa sua existência.

Leia mais:

Imagem de destaque

Carmem Dell'Orefice e a magia do tempo - Crônica de Isabel Furini

Imagem de destaque

Dia da Consciência Negra - Crônica de Flavio Madalosso Vieira Neto

Imagem de destaque

Amo Joanita (Crônica de Isabel Furini)

Imagem de destaque

Ontem ganhei o dia (Crônica de Marli Boldori)


Assim,se dá inicio à vida que é um mosaico de momentos doloridos e prazerosos.
Um momento prazeroso, que é um marco à criança é quando ela reconhece quem a cuida e sorri, o que leigamente diz ser apenas uma contração muscular, é na verdade uma resposta ao reconhecimento da imagem total do rosto é o que caracteriza o primeiro passo em rumo ao desenvolvimento de Ser humano, com o Ego, Eu Sou, pode a criança se relacionar através de sua personalidade, agora, individualizada com outro à sua frente o reconhecendo como não pertencente à ela.

Publicidade


Mas o que você me diria, se eu falasse que esse direito natural e bem humano de sorrir está agora sendo cerceado em mulheres? Você responderia que estou brincando,mas sinto te informar mais é algo bem sério que acontece,na atualidade.


Acredite só "para proteger os valores morais, mulheres turcas não devem sorrir em público" disse o primeiro ministro da Turquia,(em séculos passados?). Antes fosse, mas pasmem foi em 2014, mesmo. Novamente, voltamos a criar a roda, ao se acreditar,como em tempos passados, como na Idade Média, ou outro tempo sem luz, que o sorrir,a expressão básica do prazer,é proibida a ser exposta em público. A pouco tempo, neste século mesmo, se presenciou numa pesquisa, que permissão violência à mulher,se dá pela roupa que se está vestindo.Mas vocês acreditam que dessa vez o estado sobrepós ao particular?


O que as turcas fizeram em relação a isso? Sorriram pela internet com diversas postagem de várias fotos!

Socorro! Se formos coniventes, ao ficar em silêncio,visando a perpetuação desse pensamento machista tanto em nossa cultura como em outras. De repente o sentimento de prazer que se incita ao outro,pode ser devido à sorrir em público, apenas.E retrocedemos,num movimento de sístole e diástole histórica a uma caça à bruxas: Não de minissaias, exalando sensualidade, mais sim, vestidas de burcas!

Carla Ramos é psicóloga e escritora.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo