O Teatro Colón de Buenos Aires inaugurado em 25 de maio de 1908, com a ópera Aída de Giussepe Verdi, é um dos mais famosos do mundo.
Foi fechado durante dois anos para restauração e voltará a encantar os amantes da música a partir de 25 de maio desde ano, data em que será reinaugurado. De arquitetura neo-clássica, com aproximadamente 60.000 m2, destaca-se entre pelo luxo e conforto. Deslumbrantes são a cúpula, o grande hall de entrada, com seu magnífico mármore Rosso Verona, e a escalinata de mármore branco de Carrara.
A fama desse teatro foi consolidada pela notável qualidade acústica. Em 2003, foram analisados os melhores 58 auditórios do mundo para música sinfônica e colocados em uma Ata Acústica Européia. Em primeiro lugar, o Grosser Musikvereinssaal de Viena, em segundo lugar, o Symphony Hall de Boston e, em terceiro lugar, o Teatro Colón de Buenos Aires.
A arquiteta Judith Messyngier, responsável pelo projeto de restauração, enfatizou que o mais importante é a preservação da acústica do teatro.
O Colón reabrirá com um espetáculo de ópera: La Bohéme, de Giacomo Puccini. Direção musical de Stefano Ranzani, cenografia e vestuário de Hugo de Ana, e como principais interpretes Virgínia Tola, Nicole Cabell, Marius Manea e Marco Caria.
Em 1989 o Teatro Colón foi declarado Monumento Histórico Nacional. A reinauguração será parte dos festejos do bicentenário da República Argentina.
Os turistas que desejem conhecer o teatro contarão com visitas guiadas, além dos espetáculos que segundo os horários e a localização (exemplo galeria lateral) terão preços muito acessíveis.
Especial para que procura unir lazer e cultura.
Teatro Colón foi declarado Monumento Histórico Nacional