Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Palestra gratuita do Pré evento Hackathon: Smart Agro - Inovação e Cadeia Produtiva do Agronegócio.

30 mar 2016 às 09:08

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Palestra gratuita do Pré evento Hackathon Smart Agro - Inovação e Cadeia Produtiva do Agronegócio.

Acontece amanha dia 31 de Março o pré evento Hackathon Smart Agro com uma palestra sobre Cadeia Produtiva do Agro negocio ministrado pelo especialista Senior no setor de agro negocio Eduardo Figueiredo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conversamos com Eduardo sobre agronegócio, segue abaixo a explanação de Eduardo sobre o tema:

Leia mais:

Imagem de destaque

2º PRÊMIO SERCOMTEL DE INOVAÇÃO PARA UNIVERSITÁRIOS NO PARANÁ ABRE INSCRIÇÕES HOJE.

Imagem de destaque

Tutorial auxilia cliente Sercomtel a configurar modem com vírus

Imagem de destaque

Sercomtel Iluminação inicia os primeiros Projetos de Melhoria do Sistema contratados pela Prefeitura

Imagem de destaque

Sercomtel entrega o Plano de Recuperação a Anatel


"A cadeia produtiva agrícola dinamiza agronegócio.

Não são apenas os produtos tradicionais da indústria que passam por várias etapas até chegar ao consumidor final. O agronegócio também opera em sistema de cadeias produtivas complexas, que envolvem processos que estão em constante modernização e otimização.

Publicidade


No caso brasileiro, a soja, o milho, a laranja e o trigo são exemplos de produtos que passaram por mudanças visando a competitividade e a expansão no mercado nacional e internacional.


Entre os indutores dessa modernização estão a empregabilidade de inovação com tecnologia baseada em pesquisas realizadas por empresas de TI, Consultorias de negócios, universidades e instituições públicas, iniciativas do setor privado e ações articuladas com o governo.

Publicidade


O que chama a atenção nesse processo é o crescimento de uma tendência relativamente recente no Brasil, que é o desenvolvimento e de uso em propriedades rurais de ferramentas de sistemas e aplicativos de tecnologia desenvolvida pelo setor privado. Um exemplo é o Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (Pensa-FIA/USP), que integra os Departamentos de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP).


A SBR surgiu em 2008, como um projeto acadêmico cujo objetivo era estudar a dinâmica do setor agroindustrial, oferecendo soluções e ferramentas que possam dar base e subsídios de respostas ao processo da cadeia de valor do agronegócios abrangendo desde o planejamento de cinturão agrícola ate a comercialização de mercado interno e externo.

Publicidade


O objetivo trata-se de demonstrar o funcionamento do mercado e mobilizar a participação de empresários e de representantes do setor privado desde o início do projeto.


Temos como objetivo promover via palestra e durante o evento tal iniciativa que visa integrar este tipo de Programa, essa tendência tem orientado vários trabalhos de núcleos e grupos de pesquisas em todo o Brasil: "Existem grupos no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e em outros locais que buscam analisar os agronegócios de maneira semelhante."

Publicidade


Também mencionamos que um dos modelos que mais influenciou a criação de programas de aceleracao para o agronegocios foi o da Universidade de Harvard, que já realizava estudos de caso de empresas do agronegócio por meio da interação academia-setor privado.


Esses estudos têm gerado resultados bastante significativos para alguns ramos da agroindústria nacional.

Publicidade


No caso específico da cadeia de commodities agrícolas como : cadeia de cítricos, onde tal tipo programa de tecnologia desenvolve estudos em parceria com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), fundação que congrega produtores e indústrias de suco, possibilitando um amplo mapeamento da cadeia produtiva, concluído em meados dos anos 2000. A partir dessas informações, o Programa propôs a formação de uma organização privada, juntamente com a Fundecitrus, que congrega todos os demais setores da cadeia produtiva, visando o desenvolvimento do agronegócio citrícola.


A associação, denominada "Laranja Brasil", foi criada em 2001 e reúne produtores de laranja, indústrias de suco, fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de insumos, transportadores, fornecedores de embalagens e consultores em citros.


Os dirigentes desta associação, em entrevista concedida à revista da Coopercitrus, uma das maiores cooperativas do setor, pontuaram três objetivos prioritários da entidade. O primeiro é promover o aumento do consumo da laranja e do suco de laranja no mercado interno. O segundo é defender os interesses comuns e convergentes da cadeia produtiva, promovendo um aumento de competitividade do setor. O terceiro, é pesquisar dados e informações necessárias ao conhecimento da realidade do consumo de frutas cítricas e seus derivados naturais, para orientar as ações no mercado interno, que levem a um aumento do consumo.
E o quarto se baseia na utilização de mecanismos de tecnologia que possam contribuir e dar informações em tempo real e atualizadas em cada uma das etapas do processo da cadeia produtiva para fins de prover a melhor tomada de decisão diante da dinâmica de cenários de negócios de mercado."


Palestra: Smart Agro - Inovação e Cadeia Produtiva do Agronegócio.
Palestrante: Eduardo Figueiredo
Data: 31 de Março
Horário: 19:00hs
Local: Recinto Milton Alcover - Parque Ney Braga
Entrada gratuita.
Mais informações: https://www.sympla.com.br/hackathon---smart-agro__57556


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo