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14 dez 2016 às 08:56
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Startup do bem: "Anjos.Co" conecta doadores, fornecedores e entidades socioassistenciais e viabiliza doações

Ferramenta é uma opção para quem deseja fazer doações de forma prática; doador pode escolher a ONG que pretende ajudar

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Facilitar e estimular as doações para entidades socioassistenciais. Esta é a missão da Startup Anjos.Co, plataforma que conecta doadores, fornecedores e ONGs. A solução surgiu durante o Startup Weekend Londrina 2016 – evento de inovação e empreendedorismo realizado em maio, e foi lançada oficialmente nesta terça-feira (13).

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Até o momento, são cinco entidades cadastradas no portal: Associação Mãos Estendidas, Núcleo Social Evangélico de Londrina (Nuselon), Casa do Bom Samaritano, Cáritas Arquidiocesana de Londrina e Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel). Todas realizam trabalhos socioassistenciais em áreas diversas, como cultura, saúde e educação.

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Na plataforma o doador encontra os produtos conforme a necessidade das entidades cadastradas, escolhe a entidade para qual o produto será entregue e realiza a compra. A entrega é feita de forma direta, sem intermediários e o doador recebe notificações das etapas do processo. A partir do momento em que a entidade receber o total de itens que precisa, essa opção é retirada do portal, e só retorna quando houver nova demanda.


"Viabilizamos ao doador de forma rápida e fácil a compra de produtos que as ONGs necessitam. Além disso, a Anjos.Co soluciona o problema da falta de confiança das pessoas em ajudar com dinheiro causas sociais, pois oportuniza a doação de produtos e não de dinheiro", explica um dos fundadores da startup, Valmir Manfrim.

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Ainda segundo ele, um dos critérios para seleção das instituições é de que estejam registradas em Conselhos Municipais. "Essa medida foi tomada para garantir a idoneidade da entidade que irá receber as doações, já que os próprios conselhos são responsáveis por fiscalizar e monitorar as ações que elas desenvolvem. Nosso foco é fazer com que esse trabalho cresça, permitindo num futuro próximo incluir ONGs de atuação nacional e internacional", ressalta.


Para arcar com os custos da plataforma e gerar receita, a startup adotará as seguintes estratégias: parcerias com os fornecedores, onde a Anjos.Co será comissionada sobre toda venda realizada na plataforma; cobrança de uma taxa de entrega a partir do segundo mês de operação, indicada no comprovante de doação, que engloba todo o serviço prestado pela Anjos.Co; venda de pacotes de patrocínio a empresas que queiram usufruir do Marketing Social gerado pela startup.

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IMPACTO SOCIAL


A startup validou a solução com ONGs e poder público, e também passou por um processo de mentorias do Sebrae, para evoluir com o modelo de negócio. Os sócios buscam agora envolver o maior número de empresas, grandes ou pequenas, para a venda de produtos na plataforma, e engajar o maior número de "anjos" ou doadores, que podem inclusive indicar ONGs.

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"Nós sonhamos alto e nosso principal objetivo é mudar o mundo, a partir da mudança da nossa realidade, da nossa comunidade. Para doar na Anjos.Co, basta ter vontade de ajudar, ter condições e ter acesso à internet mobile ou tradicional. Queremos alcançar o maior número de ONGs e pessoas que precisam, para ajudar a diminuir a desigualdade social, tão evidente em nossa sociedade", conclui.


O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, acompanha a trajetória da startup desde junho e tornou-se um dos mentores do projeto, esclarecendo dúvidas da equipe e compartilhando seu conhecimento. O lançamento foi realizado na manhã desta terça-feira e contou com a presença de Kireeff, das ONGs cadastradas na plataforma e de entidades e apoiadores do projeto.

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Conversamos com Ronaldo Kmita que nos explicou a forma de monetização da ONG:


Ronaldo Diz quando perguntamos como a Startup terá lucro:" Essa resposta é simples, mas ocorrerá de maneira diferente em dois estágios:

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Segue a lógica dos marketplaces/lojas on line já existentes: lucro sobre a venda ou comissão sobre a venda, conforme abaixo.


1) No MVP, que consideramos a partir do lançamento público da Anjos.Co em 10/Dez/2016 até a integração com o(s) primeiro(s) parceiro(s) comercial(is) - fornecedores - à nossa plataforma, a monetização será pela margem de lucro na venda, pois a própria Anjos vai fazer a compra e entrega dos pedidos (doações compradas) na plataforma para as ONGs. É a forma normal de monetização de varejo, seja on-line físico, (Ex: O produto X, comprado pelo doador por R$10,00 na nossa plataforma foi comprado por nós por R$5,00 reais no atacadista, tivemos custos operacionais totais de R$3,00, logo, monetizamos R$ 2,00 nessa transação hipotética.;(10 - 5 - 3 = 2) -> Monetização por lucro na venda durante o MVP, com logística feita por nós mesmos.


1) Na segunda fase, pós MVP, com a integração dos fornecedores à plataforma, esses disponibilizarão seus produtos na nossa plataforma e, uma vez comprados pelo doador, a monetização para Anjos se dará pela comissão sobre a venda, paga à plataforma pelo fornecedor. Essa parte é um pouco mais complicada tecnicamente, (por questões técnicas e de tributação) mas tira da Anjos o processo de logística.


Do ponto de vista do doador, é uma compra normal, com preço adequado ao mercado e à nossa proposta de valor. Não haverá sobrepreço ou desconto em relação ao preço daquele produto na gôndola do varejo físico. Estará na média do mercado. O diferencial é que a compra não será entregue ao doador, mas será destinada à ONG que ele escolheu ajudar. E o processo da doação poderá ser acompanhado pelo doador como se fosse uma entrega dos correios ou transportadora (rastreável) desde a compra até a chegada na ONG de destino.


Quanto às ONGs cadastradas, não pagarão nada à Anjos (custo zero) para estar na plataforma, só precisarão estar regulares com suas obrigações legais na prefeitura, estado e União se for o caso, e divulgar nos seus meios de comunicação a sua participação na plataforma Anjos."


Mais sobre a Anjos.Co, acesse:
www.Anjos.Co
facebook.com/Anjos.Co


Contato para entrevista:


Valmir Manfrim
Co-fundador - T.I.
(43)999705329


Ronaldo Kmita
Co-fundador - Gestão
(43)999120585

Pedro Hoam
Co-fundador - Marketing
(43)984062167


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