Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Brasil gasta muito para produzir bens de consumo

02 mar 2012 às 09:16

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ao mesmo tempo em que o Brasil se desenvolve, também aumentam os impactos que a produção nacional gera no meio ambiente. A prova disso é o estudo norte-americano publicado no último dia 13 na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS). A publicação coloca o Brasil em 4º lugar entre os países que mais usam água na produção agrícola e de bens de consumo.

Conforme o estudo, as nações que lideram o ranking de maior uso de recursos hídricos são: China, Índia e Estados Unidos. Somados ao Brasil, estes quatro países gastam o equivalente a 38% de todo o uso de água na produção de bens do mundo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Outro ponto analisado pelos pesquisadores foi o impacto que a exportação de produtos agrícolas tem na pegada hídrica local e global, o que eles chamaram de exportação hídrica virtual. Assim, foi possível avaliar como a dependência de produtos importados pode impactar outros países, que não o local em que serão consumidos. Nesta categoria, de exportador de água virtual, o Brasil volta a ocupar a quarta posição, atrás das mesmas três potências econômicas.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma cidade onde todo mundo planta, todo mundo colhe e tem uma alimentação saudável

Imagem de destaque

MPF reforça pedido para banir glifosato

Imagem de destaque

Janeiro de 2015 registra recorde de focos de queimadas detectados por satélite

Imagem de destaque

Brasileiro desenvolve sistema natural para tratamento de esgoto

É preciso lembrar que a pegada não é calculada apenas pela água que é possível enxergar e que é usada para o consumo, higiene e limpeza. O montante inclui os gastos necessários para a produção dos alimentos e dos bens de consumo; dessa forma, quanto mais exagerado for o consumo, maior também serão os gastos com "água virtual". A carne é o principal motivo de gastos, seguida dos cereais e leite. Fonte: Redação CicloVivo


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo