Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Em bairro suíço, moradores plantam o próprio alimento e compartilham com os vizinhos

09 abr 2014 às 09:45
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um lugar em que os jardins das casas da vizinhança foram transformados em hortas comunitárias, onde todos os vizinhos podem desfrutar dos alimentos colhidos nas plantações. Assim é a Avenida Crozet, em Genebra, na Suíça. Lá vigora, literalmente, a política da boa vizinhança.

Cada família planta determinado alimento no jardim de sua casa. Posteriormente, esses alimentos são trocados por outros, que são plantados em jardins vizinhos. Dessa forma, por meio da troca, o bairro se tornou uma grande horta comunitária que oferece alimentos para todos os seus moradores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O conceito é antigo e foi criado pelo médico alemão Moritz Schreber, no século 19. No ano de 1864, durante uma campanha para aumentar o número de áreas de lazer para as crianças em alguns bairros de países na Europa, os espaços externos das casas começaram a ganhar outro uso. Foi nessas áreas que as famílias começaram a plantar e cultivar alimentos para seu próprio consumo. Mais tarde a ideia ganhou força e países como Áustria e Suíça também aderiram.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma cidade onde todo mundo planta, todo mundo colhe e tem uma alimentação saudável

Imagem de destaque

MPF reforça pedido para banir glifosato

Imagem de destaque

Janeiro de 2015 registra recorde de focos de queimadas detectados por satélite

Imagem de destaque

Brasileiro desenvolve sistema natural para tratamento de esgoto


Atualmente, em alguns países europeus, a prática do cultivo do próprio alimento é protegida por lei. Em 2003, o governo russo assinou a Lei da Horta Privada, na qual, todo cidadão tem o direito a parcelas de terra para plantio totalmente de graça.


Seria uma boa aqui no Brasil?

Fonte:ecodesenvolvimento


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade