Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Governo recebe mais um plano de logística reversa da Indústria

02 abr 2014 às 11:26
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais um setor da indústria paranaense se comprometeu a destinar corretamente os resíduos gerados no Paraná. Nesta terça-feira (25), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos recebeu o plano de logística reversa dos resíduos sólidos gerados pela cadeia produtiva de madeiras e móveis do Estado.

O documento mostra os tipos de resíduos gerados, bem como programas, ações, metas e prazos a serem cumpridos para a efetivação da logística reversa em todas as empresas do setor. Logística reversa é o nome dado ao processo de retorno de produtos, embalagens ou materiais para o local aonde ele foi fabricado, ou seja, para o local de origem.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A entrega do documento foi feita por lideranças dos dois setores ao secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, na sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba. "Os sindicatos que integram a Fiep estão atendendo ao edital de chamamento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e, mais uma vez de maneira inédita, estamos buscando juntos soluções para a destinação correta dos resíduos no Paraná", disse Cheida .

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma cidade onde todo mundo planta, todo mundo colhe e tem uma alimentação saudável

Imagem de destaque

MPF reforça pedido para banir glifosato

Imagem de destaque

Janeiro de 2015 registra recorde de focos de queimadas detectados por satélite

Imagem de destaque

Brasileiro desenvolve sistema natural para tratamento de esgoto


O plano da cadeia de madeira e móveis é o terceiro que sindicatos industriais paranaenses apresentam à Secretaria este ano. Os dois primeiros foram entregues em fevereiro pelo Sindicato das Empresas de Eletricidade, Gás, Água, Obras e Serviços do Estado do Paraná (Sineltepar) e por dez Sindicatos da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Paraná (Sindirepa). Todos os planos foram elaborados com a consultoria do Senai no Paraná para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Publicidade


O presidente do Sindicato das Indústrias da Madeira de Imbituva (Simadi) e coordenador do Conselho Setorial da Indústria da Madeira da Fiep, Paulo Roberto Pupo, disse que a elaboração do plano só foi possível devido à união dos 11 sindicatos industriais que representam essa cadeia produtiva no Estado e à articulação do Sistema Fiep. "Nosso setor representa 5 mil empresas no Paraná - entre pequenas, médias e microempresas, contando com 85 mil funcionários e trabalhamos de maneira conjunta para desenvolver este plano de ação para a coleta e destinação dos resíduos", declarou Pupo.


Já o presidente do Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Estado do Paraná (Simov), Luiz Fernando Tedeschi, destacou o fato de que os empresários estão mais conscientes e buscando parceiros para que os municípios não tenham que arcar com os custos da coleta e destinação.

Publicidade


A entrega do plano de logística dos resíduos sólidos gerados pela cadeia produtiva de madeiras e móveis aconteceu durante a reunião do R20 - grupo criado pela Secretaria do Meio Ambiente e que reúne representantes dos 86 municípios, responsáveis pela geração de 90% dos resíduos no Paraná. O grupo busca soluções para separação, coleta, transporte e destinação final de diversos tipos de materiais descartados.


O coordenador de resíduos sólidos da Secretaria do Meio Ambiente, Laerty Dudas, e o assessor da presidência e consultor do Conselho de Meio Ambiente da Fiep, Irineu Roveda, também participaram da reunião.

Fonte: Agência de notícias do Paraná


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade