Pesquisar

Canais

Serviços

- pexels
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Blog Respira Mamãe

Setembro Amarelo, um alerta para os pais

07 set 2021 às 23:07
Continua depois da publicidade

Oiê, hoje quero trazer uma reflexão sobre algo que eu considero muito importante e delicado ao mesmo tempo, pois trata-se da exposição de nossas vidas e privacidade nas rede sociais, até que ponto será que é divertido?

Continua depois da publicidade


Continua depois da publicidade
Quando começamos a compartilhar nosso dia a dia com milhares de pessoas que nunca vimos, (será que) "esquecemos" de nos perguntar: Até que ponto devemos expor o cotidiano e a privacidade de nossos filhos, pais, avós, família em geral?


Imagine se você estivesse na busca incessante para ser um "influenciador(a) digital" e acabou fazendo de tudo para receber milhares de likes ou seguidores e para isso postou algo constrangedor seu mesmo ou de seus familiares.


Você já parou para pensar daqui há 10 anos o impacto desta postagem? Talvez você e outras pessoas que viram nem se lembrem, mas e na vida do seu filho(a) por exemplo? E quando ele(a) estiver na infância ou pré adolescência na fase escolar, como ele irá se sentir caso um coleguinha venha fazer bullying? Será que ele também achará graça?


Por que estou falando sobre isso?
Estou escrevendo porque estamos no mês amarelo, no mês da prevenção do suicídio. Inclusive neste último domingo dia 05/09 eu assisti uma reportagem no Fantástico da rede Globo sobre a cantora Walkyria Santos que perdeu um filho de 16 anos depois de ter recebido inúmeras críticas sobre uma postagem feita.


Infelizmente o número de jovens e adolescentes se suicidando está aumentando e muito, segundo o portal do governo do estado da Bahia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que muitos acabam cometendo suicídio por receber mensagem pejorativas em seus perfis nas redes sociais.


Tenho uma pré-adolescente em casa, conversamos muito e eu acompanho diariamente e bem de perto suas atitudes. O comportamento dela com suas colegas e com os irmãos. Nesse período os pré-adolescentes buscam referência de moda, comportamento, pertencimento a tribo, eles querem pertencer a algo maior e buscam outras pessoas que "pensam iguais".


Nós mães e pais devemos tomar muito cuidado com nossa privacidade, manter um canal aberto de comunicação com nossos filhos, até porquê uma vez postado já era, caiu na rede. Então eu os convido para esta reflexão: Até que ponto vale a pena a exposição de seus filhos?


Gostou curta e compartilhe.
Me enviem perguntas ou comentários por aqui ou no meu instagram @respira.mamãe
Beijos e até a próxima

Marjorie Ostrowski

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade