Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Gratidão é uma habilidade que as crianças precisam praticar

Marjorie Ostrowski
12 jan 2024 às 16:32
- Imagem de gpointstudio no Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Oie! 

Hoje quero trazer aqui um assunto muito comentado em rodas de conversa por onde ando e participo direta ou indiretamente que diz respeito aos pré adolescentes e adolescentes. Tenho certeza que se você tem filho(a) nesta fase, você também vai ter algo a dizer sobre este assunto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Estou falando da falta de gratidão é um problema que tem sido cada vez mais discutido por onde eu ando e me relaciono. Eu entendo que a gratidão é um sentimento que nos ajuda a reconhecer as coisas boas que temos em nossas vidas e valorizá-las.

Leia mais:

Imagem de destaque

7 dicas de maquiagem para você arrasar no réveillon

Imagem de destaque

4 Londrinenses vão representar o Brasil no Panamericano 2023

Imagem de destaque

Os desafios e oportunidades de ter filho adolescente

Imagem de destaque

Espalhe boas energias, plante felicidade e colha gratidão


De acordo com um artigo que li em um site Terapia para crianças, a gratidão é uma habilidade que precisamos ajudar as crianças a praticarem, para que consigam superar os desafios que surgem em seus caminhos. A gratidão vai além do “por favor” e “obrigado” que dizemos para as pessoas, muitas vezes, de forma automática e quase sem sentido. 

Publicidade


A gratidão é o que nos dá uma sensação profundamente agradável como, por exemplo, quando agradecemos (mesmo que mentalmente) pela chuva que cai do céu, pois ela fortalece as plantas e o barulho da água caindo, tranquiliza nossos pensamentos, ou ainda aquela situação que nos coloca frente a frente com angustias e inseguranças mas que, depois de algum tempo, ao olhar para trás, percebemos que aquele “problema” era a melhor coisa que poderia ter acontecido. Pois, foi exatamente esse momento “ruim” que possibilitou o aprendizado de uma vida mais tranquila.


No entanto, a falta de gratidão em crianças e adolescentes pode ter várias causas e uma delas é a falta de educação. Quando os adolescentes não são gratos, eles podem se tornar egoístas e insensíveis aos outros e até mesmo prejudicar seu relacionamento interpessoal. Além disso, lendo um pouco mais sobre o assunto também entendi que a falta de gratidão pode levá-los a problemas emocionais, como depressão e ansiedade em um futuro próximo.

Publicidade


Aqui já vou deixar um alerta: Prestem atenção no que seu filho(a) está assistindo pois, muitos programas de TV, desenhos, séries e filmes retratam personagens que são egoístas e insensíveis aos outros e isso pode levar as crianças e adolescentes a acreditarem que esse comportamento é aceitável.


Ao ensinar a gratidão para as crianças e adolescentes, eles aprendem valores como atenção, respeito e admiração com elas mesmas, com as experiências e com o mundo que vivem. Quando reconhecem algo que receberam, têm a sensação de serem amadas e quando estendem isso para a vida, têm a sensação de que a vida é boa com elas.

Publicidade

Diariamente somos impactados com notícias de muitas famílias carentes passando muitas necessidades em diversos sentidos como moradia, alimentação, etc. Infelizmente é uma realidade e acredito que podemos começar ou recomeçar incentivando nossas crianças a expressarem gratidão pelas coisas boas que acontecem em suas vidas e que não são percebidas como ter uma casa para morar, uma cama para dormir, comida quentinha em todas as refeições, roupas limpas para usar, ter os pais presentes. 


Do meu ponto de vista, nós pais devemos ensinar nossos filhos a dizer “obrigado” quando alguém faz algo por eles e até mesmo incentivar seus filhos a ajudar os outros e a serem empáticos com as pessoas ao seu redor.

Publicidade


Além disso, as reclamações das coisas que não têm diminuem, pois valorizam tudo o que acontece de positivo no dia a dia e assim abrem as portas para que seus sonhos se realizem e sintam mais dessa felicidade profunda. As crianças que exercitam o sentimento de gratidão, ativam em seu cérebro a sensação de bem estar e prazer em seu corpo, fortalecendo sua satisfação e auto estima. 


Eu também li que biologicamente a gratidão também estimula o afeto, gera a tranquilidade, reduz o medo, a ansiedade e dissolve o sentimento de raiva, ficando mais fácil controlar os pensamentos desagradáveis. Por isso, as pessoas em geral que manifestam gratidão demonstram mais emoções positivas, vitalidade, satisfação com a vida e otimismo.


Sei que nos culpamos pensando que falhamos em enxergar em nossos próprios filhos essa falta de gratidão, mas o bacana da vida é que sempre dá para recomeçar, tentar de novo e de novo afinal errar faz parte da natureza humana e aprender com os erros também é uma grandeza.


Gostou, então curta e compartilhe este conteúdo. Se quiser falar comigo é só me encontrar lá no meu Instagram @respira.mamae. Quem sabe eu faça um convite para uma psicóloga e assim batermos um papo sobre isso ao vivo, espero vocês lá.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade