Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Vinhos de altitude II

11 abr 2017 às 02:12
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Chegando do Paraná, pela BR-153, no trevo de Água Doce (SC), entramos para Caçador e, após 20 km, chegamos à Villaggio Grando, vinícola situada em uma belíssima fazenda, nada devendo às europeias, propriedade rural com uma estrutura vitivinícola bem interessante. Passando pela área produtiva e técnica, após toda explicação dos métodos utilizados, fomos para a área de degustação dos vinhos.
veja a continuação na próxima semana.
Como a primeira impressão é a que fica, aí começa o show: quatro espumantes (branca brut charmat, rose brut charmat, branca brut champenoise e moscatel); dois brancos (sauvignon blanc e chardonnay); um rosé muito elegante e três tintos bem interessantes. Fiquei impressionado com a organização e a degustação proposta! Em uma região de fazendas de soja e gado, se encontra uma bela propriedade vinícola, uma das mais belas em que já estive!
O clima naquela região é bem característico, conforme citou o enólogo, com invernos rigorosíssimos (constantemente a temperatura chega a -10°C.) e verões nem tão suaves, que chegam a 35°C). De lá, fomos a Caçador e ficamos em Videira. No outro dia conhecemos a Santa Augusta com uma recepção extremamente simpática do senhor Eugênio. De cara, participamos da regulagem da máquina engarrafando as espumantes brut charmat e tivemos a honra de experimentá-las diretamente da fonte, a 5°C. Deliciosa!
Como não poderia deixar de comentar, nesta vinícola de um empresário do setor de plásticos, pude observar um ambiente muito agradável e gentil. Na degustação, fomos aos brancos, as maravilhosas espumantes. Depois, o que mais me impressionou foi o moscato giallo, um varietal raro italiano que aporta no Brasil em pequena escala, bem raro aos nossos paladares, bela coloração, mas surpreendente na explosão aromática e bem interessante na boca. Vale uma menção especial. Logo após, um rosé de bela apresentação, grande frescor e aroma, e os tintos dos bem acessíveis, inicialmente, até o mais elaborado, um belíssimo trabalho!
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade