O Hoftalon, Hospital de Olhos, com sede em Londrina, realizou em 2023 mais de 200 mil procedimentos oftalmológicos em pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) encaminhados pelas 11ª, 17ª, 18ª e 22ª Regionais de Saúde em consultas eletivas e de urgências, exames e cirurgias, e pelas 16ª e 19ª Regionais para atendimentos de urgência.
Considerando consultas ambulatoriais, realização de exames e procedimentos cirúrgicos, a média mensal foi de 16.880 atendimentos. Com o aumento da estrutura física e o início do funcionamento da unidade de Rolândia, a previsão é que esse número cresça em torno de 20% em 2024.
Leia mais:
Suposta candidata fala que comprou 1.000 votos, recebeu só 29 e pede devolução em Pix
UTIs crescem no Brasil, mas milhões ainda vivem longe de leitos, diz estudo
Visitar Notre-Dame renovada exige paciência, mas vale a pena
Lula segue lúcido e caminha e se alimenta normalmente, diz boletim
Somente em cirurgias foram realizadas mais de 9,6 mil no ano, entre elas catarata, retina, córnea, estrabismo, glaucoma e plástica. Isso representa 41% da demanda de pacientes do Paraná. O tempo de espera para o atendimento, mesmo com a alta procura, é em média de 80 minutos.
Outro índice que vem crescendo é o atendimento de crianças e adolescentes que em 2023 foi de 30%. Este diagnóstico é realizado durante o projeto social Hoftalon nas Escolas.
Em 2024 serão dez ações a partir de março com crianças da rede municipal de educação em idade de 0 a 10 anos ou mais, desde que estejam frequentando o Ensino Fundamental I, com previsão de atendimento de 130 crianças por ação.
Atualmente, o Hoftalon é a instituição de saúde que congrega o maior número de oftalmologistas do Brasil – mais de 130 profissionais - além de pessoal de apoio nas áreas de enfermagem, psicologia, assistência social, farmácia, administração e tecnologia.
Em estrutura física, possui quatro entradas de acesso para os pacientes, centro de diagnóstico para mapeamento de todas as patologias oftalmológicas, centro cirúrgico com tecnologias de última geração e apartamentos para internação médica.
“Somos um hospital filantrópico com igualdade de tratamento a todos os pacientes. Trabalhamos para estender os benefícios dos avanços da medicina a todos que necessitem”, afirmou Dr. Nobuaqui Hasegawa que fundou o Hoftalon em 1992, então com quatro médicos e nove funcionários.
“Nossos objetivos são ampliar continuamente o atendimento especializado em oftalmologia à população e abrir cada vez mais espaço para a capacitação e treinamento de médicos residentes”, destacou.