Um assunto que divide opiniões de patrões e empregados do comércio será discutido na Câmara Municipal de Londrina nessa segunda-feira (5) às 19 horas. Trata-se da ampliação do horário de comércio varejista todos os sábados até às 18 horas. O tema será debatido em audiência pública aberta à toda a comunidade.
O projeto de lei (PL) nº 110/2022 propõe mudança no Código de Posturas do Município (lei nº 11.468, de 29 de dezembro de 2011). Apresentado pelo vereador Emanoel Gomes (Republicanos), o PL altera artigo para prever que o comércio varejista de modo geral possa funcionar todos os sábados das 9 às 18 horas. Atualmente é permitido o funcionamento de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas e aos sábados apenas das 9 às 13 horas. Além disso, o Código de Posturas determina hoje que no primeiro e no segundo sábados depois do quinto dia útil do mês o comércio possa abrir das 9 às 18 horas.
Na justificativa da matéria, o autor afirma que o horário ampliado aos sábados já ocorre em outras cidades do estado, como Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava, e tem como objetivo o crescimento e o desenvolvimento econômico de Londrina. O vereador justifica ainda que a Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre sindicados patronal e dos empregados do comércio, prevê que os comerciários possam trabalhar em todos os sábados das 9 às 18h, mediante o cumprimento de diversas obrigações. O Sindecolon (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Londrina) tem se posicionado contrário à medida. Após a realização de audiência pública, o projeto de lei receberá parecer definitivo da Comissão de Justiça. Em seguida, deverá ser apreciado pela Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente e pela Comissão de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio.
Leia mais:
Veja o funcionamento dos serviços municipais durante o aniversário de Londrina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
FEL oferta aulas gratuitas de treinamento funcional em Londrina
Justiça do Trabalho em SP multa iFood em R$ 10 milhões e exige registro de entregadores
Outro projeto polêmico, que permite o funcionamento do comércio varejista 24 horas por dia em Londrina, está com debate suspenso na Câmara de Vereadores após retirada de pauta por 15 sessões. A matéria, de autoria da vereadora Jessicão (PP), já foi discutida em audiência pública e só deve voltar ao plenário para votação no dia 11 de outubro, após o primeiro turno das eleições.
A Audiência Pública sobre o horário estendido do comércio aos sábados será coordenada pela Comissão de Justiça e irá ocorrer nessa segunda-feira na Câmara Municipal de forma híbrida, com possibilidade de participação presencial, na Sala de Sessões do Legislativo, e remota, pela internet.