Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dados do IDR

Chuvas irregulares fazem novembro deixar de atingir média esperada em Londrina

Gustavo Batista - Estagiário*
01 dez 2021 às 10:22
- Ricardo Chicarelli/Arquivo FOLHA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nos períodos anteriores, a meteorologia local centrou seus olhares no prolongado período de seca enfrentado em Londrina. Em 2021, de acordo com dados do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), março, maio e outubro tornaram-se os únicos meses em que os acumulados pluviométricos superaram a média histórica esperada.


O total de 105,4 milímetros apurados ao longo de novembro pela estação meteorológica do IDR, situada na zona sul da cidade, não atingiu a média histórica de 166 mm, referente ao mês. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A agrometeorologista Angela Costa explica que a região segue sob influência do fenômeno La Niña, que reduz a frequência de chuvas no sul brasileiro e tende a levantar o volume pluviométrico no Norte e Nordeste.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja a entrevista

Gil do Vigor quer usar redes para expor políticas populistas em ano de eleições municipais

Imagem de destaque
Análise

Movimento de descriminalização de drogas esbarra em falhas de políticas sociais

Imagem de destaque
Texto assinado por oito vereadores

Vereadores de Londrina aprovam o 'Dia do CACs' em segunda discussão

Imagem de destaque
Assembleia Legislativa

Projeto de lei: Influenciadores digitais podem receber recursos públicos no Paraná


Além das flores, a primavera é lembrada como uma estação chuvosa. No entanto, as precipitações, mesmo com volume expressivo, só foram registradas de 5 a 7 de novembro, com regresso no período de 17 a 19 do mesmo mês e só retornando no último dia 26, aponta a pesquisadora, classificando-as como irregulares e mal distribuídas.

Publicidade


Costa monitora as condições climáticas para a agricultura na região. Ela analisa que as chuvas das últimas semanas falharam em repor o déficit hídrico deixado nos rios, mananciais e reservatórios pelo período de seca.


Londrina recebe o desafio de alcançar a média de 206 milímetros de chuva em dezembro. Mas, pelo menos nesta semana, o sol deve brilhar protagonista no céu. Veja a previsão do tempo.


*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade