O engajamento nas redes sociais é uma busca crescente entre os empreendedores do mundo digital, portanto, sabendo usar as redes e posicionando de maneira correta, pode mudar totalmente o rumo do negócio. Atingir o público-alvo de maneira efetiva significa sucesso no relacionamento entre empresa e clientes, pois o engajamento significa relação de confiança e empatia por parte do consumidor.
No Brasil, de acordo com pesquisa da Opinion Box, cerca de 74% dos consumidores usam as redes sociais para buscar produtos e entre as redes sociais mais populares estão o Instagram, que ocupa o primeiro lugar sendo utilizado por 65% dos usuários. Seguindo o ranking, tem o Google Shopping, com 56% de preferência e em terceiro lugar o WhatsApp, com 46% de preferência.
Com o objetivo de estreitar esse relacionamento com o público, as empresas apostam na presença digital como estratégia. Confira abaixo as sugestões de empresários que utilizam essa estratégia como parte fundamental para o sucesso dos seus negócios.
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“É importante levar para as redes sociais o que você faz de melhor”
O CEO e sócio fundador da Vaapty, Ycaro Martins, recomenda para os empresários que desejam iniciar a comunicação e ter mais engajamento nas redes, que toda empresa tem que ter um CEO relevante. ''É importante levar para as redes sociais o que você faz de melhor. Fale sobre assuntos pertinentes à sua área de atuação, explique o como fazer e os processos para atingir determinado objetivo'', explica.
Martins comenta também que quem trabalha com vendas, sobre a importância de abordar questões do dia a dia, o que ajuda no desempenho da rotina. ''A ideia é mostrar para as pessoas o que fez ele se tornar CEO, explicar sobre como chegar ao sucesso e como suportar essas questões durante a caminhada profissional.''
O fundador da Vaapty, já vendeu mais de 80 mil carros no mercado de venda de seminovos. O empresário também faz palestras para compartilhar sua história e publica vídeos diariamente em suas redes sociais, com dicas e insights para ajudar os empreendedores.
''Persistência e insistência levam à audiência''
De acordo com o CEO da CleanNew, Fritz Paixão, o empreendedor primeiramente tem que servir ao outro, antes de pensar no engajamento. ''Ele tem que se perguntar: O que posso fazer para melhorar a vida de quem me segue? A bola sempre foi o conteúdo, mas muito mais do que isso, é se fazer necessário para aquele seguidor. Qualquer pessoa no mundo, por “pior” que seja, consegue agregar algo à outra. Todos nós temos um conhecimento no qual podemos compartilhar. Comece por ele, sempre terá alguém querendo saber exatamente o que você sabe. É a persistência e insistência que leva a audiência”, ressalta Paixão.
Fritz tem as redes sociais como parte de sua rotina. Ele divide com mais de 590 mil seguidores, o que reflete em seis milhões de visualizações por mês, sua rotina de trabalho e o sucesso como empreendedor. CEO da CleanNew, uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil, ele aposta em conteúdos com mensagens motivacionais, momentos de trabalho e algumas dicas que servem de inspiração para quem deseja trilhar o mesmo caminho.
"Estude seu público, seu mercado e use as ferramentas das redes sociais a seu favor”
Com uma história de empreendedorismo inspiradora, tendo despertado o desejo pelo mundo dos negócios enquanto adolescente, o empresário André Oliveira, fundador e CEO da CredFácil, especializada em serviços financeiros e seguros, compartilha sua vida com seus seguidores, além de motivar futuros investidores. Para ele, engajar nas redes sociais é essencial para qualquer negócio aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes.
"O conteúdo compartilhado precisa ser relevante e informativo para o seu público acerca do seu setor e dos serviços que oferece. Além disso, é importante ter uma frequência de publicação, ninguém gosta de seguir pessoas que postam uma vez por mês, por exemplo", explica.
Manter uma rotina de interação com seus seguidores faz toda diferença, o CEO afirma que criar essa relação mostra que está atento e se importa com as necessidades daqueles que o seguem. "Não podemos esquecer que o uso das hashtags certas potencializam o seu engajamento. Use as ferramentas à seu favor e entenda quais dias e horários são melhores para postagens, lembre-se de analisar os dados para otimizar o seu alcance", orienta.
“O engajamento gera visibilidade para o negócio e conexão emocional com o público-alvo”
Com 640 unidades espalhadas por todo o país e três delas no exterior, Camila Miglhorini, fundadora e CEO da Mr. Fit, rede pioneira em fast-food de alimentação saudável no Brasil, usa o seu perfil no Instagram para falar de empreendedorismo. A empresária enxerga o engajamento nas redes sociais como uma potencial vitrine para divulgação da marca e interação com seu público-alvo, formado por parceiros, empreendedores e clientes.
“Consigo, por meio do meu Instagram, gerar muita visibilidade para a Mr. Fit, tanto de interessados em investir quanto de clientes, pois ao explorar os bastidores da nossa produção em vídeos, por exemplo, geramos credibilidade para o negócio e interagimos com o consumidor final, que se sente à vontade para dar seu feedback sobre os produtos da rede. As pessoas enxergam valor em conhecer quem está por trás da marca e faz parte da empresa”, avalia. Para a executiva, quem aposta no engajamento cria uma verdadeira conexão emocional com o público-alvo: “Isso, sem dúvida, fortalece a marca e faz a diferença”, finaliza.
“Empreendedores que querem ter engajamento precisam, acima de tudo, passar credibilidade para o público”
Tendo uma história de empreendedorismo repleta de persistência e resiliência, Gabriel Farrel, CEO da Borda e Lenha, primeira rede de fast-pizza do Brasil, compartilha sua rotina de trabalho, dicas e conselhos para quem deseja iniciar uma jornada empreendedora. Acompanhado diariamente por mais de 62,5 mil seguidores, Farrel acredita que para ser influenciador nas redes sociais, é necessário conquistar a confiança do público e passar credibilidade.
“Muitos influenciadores do meio empresarial falam mais do mesmo, porém, o público gosta de saber o que realmente acontece “por trás dos panos”, então, acredito que para ter engajamento e uma comunidade fiel nas redes sociais, um dos caminhos é atrelar ao conteúdo a mentalidade empreendedora do dia a dia. Mostrar, por exemplo, os bastidores do negócio, explicar como a prática de exercício pode ajudar no dia de trabalho e como se desafiar em novas experiências pode ajudar no desenvolvimento pessoal”, comenta Gabriel.
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