Você acabou de comprar uma roupa ou um presente no shopping e, alguns minutos depois, percebe que perdeu o objeto. Ou, então, de repente, se dá conta de que está sem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou o cartão de crédito.
No Londrina Norte Shopping, o cliente pode ficar tranquilo, porque o setor de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) possui um departamento de achados e perdidos e guarda os objetos encontrados durante um período, aguardando o dono aparecer.
“Geralmente, as pessoas perdem acessórios de bebês, blusas, outras roupas, produtos comprados no próprio shopping que acabam esquecendo em lugares como a praça de alimentação ou o banheiro”, conta Luana Colpo, gerente de marketing do Londrina Norte Shopping.
Leia mais:
Não conseguiu o auxílio-doença do INSS? Veja como ter o benefício, alvo de pente-fino em 2024
Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Prefeito de Londrina entrega título de Cidadão Honorário a Oswaldo Militão
De acordo com ela, muitos documentos também são encontrados pelos colaboradores do empreendimento ou por outros clientes. “Tem muita CNH perdida e até cartão de crédito”, ressalta.
Quando o objeto perdido possui informações de identificação, a equipe tenta encontrar o dono do objeto, principalmente quando são documentos ou cartões de crédito.
“Dependendo, muitas vezes conseguimos encontrar as pessoas através da rede social, fazemos contato, informamos o item encontrado e pedimos o contato. Mas, não é sempre. Então, todo objeto encontrado, é levado para o Espaço Família, que fica localizado no corredor do banheiro da praça de alimentação”, diz.
Qualquer pessoa que encontrar alguma coisa que não seja sua, poderá entregar a algum segurança ou se dirigir ao Espaço Família, para deixar o objeto. Quando algum cliente der falta de itens ou objetos perdidos, também deverá se direcionar ao SAC e verificar se o que foi perdido, de fato, foi encontrado.
“Nossos colaboradores ou terceirizados estão orientados a recepcionar os clientes e tentar encontrar os objetos entre os que estão arquivados no SAC.”
Tudo o que foi encontrado permanece durante 90 dias à disposição dos clientes. Nesse tempo, se a equipe não conseguiu localizar o dono do objeto nem recebeu a reclamação dos donos, então, os itens são direcionados à doação a entidades assistenciais.
“Quando o objeto completa 90 dias conosco, destinamos para alguma instituição de caridade, até porque nosso espaço é limitado e não comporta tudo o que é encontrado”, afirma a gerente de marketing.
Em 2022, por exemplo, na época do Dia das Crianças, alguns brinquedos perdidos foram encaminhados para uma ação voltada a crianças em situação de vulnerabilidade.