O Brasil pode tornar-se o maior consumidor de café do mundo nos próximos anos. A avaliação é do secretário de Produção Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Linneu Costa Lima.
Em 2004, os brasileiros consumiram 15 milhões de sacas de café, perdendo apenas para os Estados Unidos, cujo consumo chegou a 20 milhões de sacas.
"É um resultado que nós estamos trabalhando. O Brasil é o segundo maior consumidor do mundo e, dentro de três a quatro anos no máximo, deve ultrapassar os Estados Unidos e se tornar também o maior consumidor de café no mundo. Ele já é o maior produtor e o maior exportador", disse Lima.
Leia mais:
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Bancos vão ao STF contra juros do consignado do INSS
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Após polêmica, Marinha anuncia concurso com 800 vagas
De acordo com o secretário, no ano passado o Brasil superou o consumo mundial, atingindo quase 9% a mais do que em 2003. "O Brasil, em 2004, consumiu 14,9 milhões de sacas. A Associação Brasileira da Industria de Café (Abic) continua trabalhando em melhoria de qualidade e em distribuição".
Lima disse também que o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, tem dado atenção especial ao aumento do consumo nacional. "Há essa atenção do ministro quanto a essa produção e ele vai adotar a política adequada para suprir essa demanda de café do Brasil".
Segundo ele, o consumo mundial tem crescido aproximadamente 1,7% ao ano e os grandes compradores e processadores de café do mundo acham que em 10 anos o mundo estará consumindo 146 milhões de sacas/ano.
"O ministro Roberto Rodrigues não vai permitir que o Brasil perca a sua participação no mercado internacional. Se daqui a 10 anos o mundo estiver consumindo 146 milhões de sacas, o mundo vai precisar de 60 milhões de sacas do Brasil", afirmou Lima.
Fonte: Agência Brasil