O novo presidente da Eletrobrás, Altino Ventura Filho, empossado nesta segunda-feira, em Brasília, após cinco anos como diretor-técnico de Itaipu, assume o cargo no momento que a estatal está prestes a ganhar uma antiga briga com as distribuidoras de energia. Será votado hoje na Câmara dos Deputados texto que permite que a Eletrobrás comercialize a energia excedente produzida por Itaipu.
O projeto de conversão de lei do deputado federal José Carlos Aleluia (PFL) irá substituir a Medida Provisória 14, que criou o ''seguro contra o apagão'', no início de fevereiro. Além de manter esse seguro, o projeto inova com a permissão de comercialização à Eletrobrás e destina os ganhos obtidos pela venda aos consumidores de baixa renda. Atualmente, a energia excedente da binacional é vendida pelas próprias distribuidoras, no Mercado Atacadista de Energia. Estima-se que no ano passado, esse negócio tenha gerado cerca de US$ 300 milhões.
Ventura Filho não quis estimar valores, mas assegurou que a receita será toda destinada em prol dos usuários de energia de baixa renda e rurais. ''A forma como isso será feita ainda precisa ser regulamentada, mas qualquer benefício obtido com a comercialização no MAE será repassada a esses consumidores'', afirmou.
Leia mais:
Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Mercado de trabalho em 2025: saiba o que será exigido de empresas e profissionais
Leia mais em reportagem de Rosana Félix, na Folha de Londrina desta terça-feira