Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Negociações

Canuto: Alca e Mercosul podem caminhar juntos

Redação - Folha de Londrina
18 jul 2003 às 17:21
Continua depois da publicidade

O secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Otaviano Canuto, afirmou nesta sexta-feira, na Câmara de Comércio Americana, que o avanço na consolidação do Mercosul não é contraditório com as negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Segundo ele, não é necessário o fracasso da Alca para que haja avanços no Mercosul. Canuto disse que é bastante viável que as duas pautas caminhem simultaneamente. Ele destacou que a integração física da América do Sul é bem vista pelo governo americano, pelo fato de o Brasil ter a possibilidade de exercer influência positiva na região.

Continua depois da publicidade


De acordo com Canuto, no fundo, todo mundo quer o mercado americano. "O Brasil ainda tem poder de barganha, mas quem não tem está louco para a Alca operar", disse.


Temas paralelos, incluindo a Alca, devem ser debatidos na reunião da Organização Mundial do Comércio, entre os dias 10 e 14 de setembro, em Cancun, no México, e no âmbito exclusivo da Alca, na Conferência de Miami, nos dias 19 e 20 de novembro.

Canuto considerou importante o encontro dos dois co-presidentes da Alca do Brasil e dos Estados Unidos, previsto para o próximo mês, já que servirá para "desobstruir os caminhos".


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade