A conjunção entre a queda na temperatura, na cotação do dólar e o aumento do salário mínimo deve ajudar o comércio de Londrina a vender mais para presentear as mães.
Ao contrário do ano passado, há quem arrisque dizer que a fase da lembrancinha já passou.
Na Loja Riachuelo, a expectativa do gerente Carlos Roberto de Julio é de um incremento na ordem de 30%. Segundo ele, o friozinho chegou em boa hora para o setor de vestuário.
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''O consumidor está mais seguro, mas não pensa em fazer dívidas. Acredito que o preço médio do presente deve girar entre R$ 22,50 e R$ 26,00'', opinou Julio que ampliou em 20% o quadro de funcionários nesta quinzena.
Para o gerente da Loja Colombo, Eduardo Rodolfo, o microondas deve ser a sensação entre os eletrodomésticos.
Não só pelo preço, mas também pela facilidade de pagamento. Atrás dele devem vir os eletro-portáteis como liquidificadores e batedeiras.
''As expectativas são muito boas e seriam melhores ainda se pudéssemos trabalhar num horário diferenciado'', explicou o gerente.
Na sua opinião, o movimento no comércio deve crescer mesmo a partir de quinta-feira.
A falta de caixa impediu a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) de promover uma campanha especial para a data.
De acordo com o diretor Marcelo Cassa, os associados preferiram investir na compra de equipamentos novos para o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) orçados em cerca de R$ 100 mil.
''As vendas em abril só não foram menores que em 2002 porque os comerciantes apostaram na comunicação. Mesmo assim, esperamos que o volume de vendas para o Dia das Mães seja até 20% maior que o ano passado''.
Como acontece em toda data comemorativa, os shoppings tentam atrair os consumidores com sorteio de prêmios.
O Catuaí Shopping vai sortear cinco jóias entre os clientes que gastarem mais de R$ 100,00 nas lojas.
O Royal Plaza levará uma mãe com acompanhante para se divertir em Orlando (Estados Unidos). Para concorrer, é preciso preencher o cupom que está impresso na Folha de Londrina e depositar nas urnas do shopping.
O Armazém da Moda sorteará 10 kits de roupas, sapatos e acessórios entre seus clientes mesmo que eles não gastem nada esta semana.
Em Curitiba - A Associação Comercial do Paraná (ACP) prevê um aumento de cerca de 7,5% na venda de presentes para o Dia das Mães.
No mesmo período do ano passado, o aumento registrado pela ACP foi de 5,5%.
Para incentivar as compras, como de costume, as lojas oferecem condições flexíveis para o pagamento, como prazos mais longos, e apostam nas campanhas e sorteios.
O movimento já aumentou na maioria dos shoppings centers em Curitiba, que contam com um aumento aproximado de 10% nas vendas, e deve aquecer o comércio, principalmente, neste final desta semana.
O Shopping Crystal, por exemplo, está sorteando quatro viagens: para Bariloche, Punta del Leste, Foz do Iguaçu e outra para o spa Estância do Lago, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba.
Para concorrer, basta trocar R$ 50,00 em compras por um cupom. ''No ano passado, o aumento foi de 18% nas vendas.
Este ano nós esperamos cerca de 15% de aumento'', informou Liliam Vargas, gerente de marketing do Crystal.
O Shopping Mueller também está investindo em sorteio. A cada R$ 50,00 em compras o cliente terá direito a um cupom para concorrer.
Segundo Cláudia Souza, diretora de marketing, o fluxo de pessoas já está intenso, e o aumento nas vendas deve ser de 12% a 15%.
As Livrarias Curitiba firmaram uma parceria com a loja de cosméticos O Boticário. A cada R$ 70,00 em compras de produtos determinados pela livraria, o cliente ganha o perfume Fleur, do Boticário.
Os presentes mais procurados para as mamães são roupas e acessórios, em primeiro lugar; calçados, em segundo; livros, CD's e flores, na sequência; e cremes e produtos de estética. Segundo a ACP, a média do valor gasto no presente deve ser, neste ano, de R$ 42,00, superior ao ano passado que foi de R$ 30,00.