As vendas no comércio paranaense neste Natal superaram as realizadas no mesmo período do ano passado e tiveram valor médio de compra mais elevado. A avaliação é da Associação Comercial do Paraná (ACP), com base na pesquisa feita entre os dias 16 e 24 de dezembro. Nesses dias o número de consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) foi 6,38% maior em comparação ao mesmo período de 2001. Já a quantidade de consultas ao VideoCheque foi 8,27% menor que a registrada no ano passado, o que sugere aumento nas vendas à vista e em dinheiro.
Em 2001, os resultados comparados com 2000 foram 3,24% superiores no SCPC e 4,32% no VideoCheque, sendo que as vendas do Natal de 2000 foram consideradas as melhores desde o início do Plano Real, em 1994.
Nesta quinta-feira, o dia foi de bastante movimento no comércio em Curitiba. Além da procura pela troca dos presentes de Natal, segundo Ribeiro, alguns lojistas decidiram antecipar as liquidações que, normalmente, são feitas em janeiro, o que animou os consumidores a continuar gastando.
Leia mais:
Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Mercado de trabalho em 2025: saiba o que será exigido de empresas e profissionais
A Coordenadoria de Defesa do Consumidor do Paraná (Procon-PR) lembra que o Código de Defesa do Consumidor obriga comerciantes e fornecedores a fazer a troca de produtos que apresentem defeito. O consumidor tem prazo de 30 dias para reclamar a troca de bens não duráveis e de 90 dias para bens duráveis.