Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tributação

Contador alerta investidores de hospedagens sobre novos impostos para Airbnb e Booking

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
15 ago 2024 às 11:30

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A hospedagem em plataformas como Airbnb ou Booking pode ficar mais cara: o Governo Federal está estudando uma maneira de tributar a locação por esses sites e aplicativos a partir de um pedido do setor hoteleiro. 


Entretanto, as plataformas defendem que já pagam impostos referentes à atividade à qual estão classificadas, que seria transação de bens e serviços e não consideradas como atividade comercial hoteleira. Luis Fernando Cabral, contador especialista em contabilidade de investimentos, da Contador do Trader, alerta os investidores a ficarem atentos com relação à mudança. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Há muitas pessoas que investem em aluguéis por temporadas a partir de plataformas como Airbnb e Booking, entre outras. A Receita Federal está de olho nessa modalidade, que tem potencial de pagar mais impostos, o que prejudicará justamente a atratividade desses aplicativos, que é o preço mais vantajoso em relação aos hotéis”, afirma Luis Fernando. De acordo com o especialista, o setor hoteleiro pede uma revisão das declarações dos últimos cinco anos para implementar um cruzamento de dados dessas informações tributárias. A comparação é em relação a outros tipos de plataformas, como Uber e iFood.  

Leia mais:

Imagem de destaque
Dados como ponto de partida

Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024

Imagem de destaque
Crescimento no mercado

Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025

Imagem de destaque
A partir de 17 de fevereiro

Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal

Imagem de destaque
Entenda

Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS


Imagem
Em dias gelados, comércio de Londrina se reinventa para atender às expectativas dos clientes
Com a chegada do inverno, o comércio de roupas em Londrina ganha uma nova dinâmica impulsionada pela demanda por peças mais quentes e confortáveis.


As plataformas defendem que já pagam tributos. O Airbnb se posicionou defendendo que “a locação por temporada não é configurada como atividade comercial hoteleira”. Em seu site, há avisos de que cada país cobra um determinado imposto, alguns como valor agregado (IVA) outros como Bens e Serviços ou sobre o consumo. 

Publicidade


Já o Booking informa, também em seu site, que são aplicados impostos locais sobre bens e serviços e que as reservas são consideradas uma transação direta entre o proprietário da hospedagem e o hóspede, por isso é que essas taxas são aplicáveis às transações. 


Especialista em investimentos, Luis Fernando orienta os proprietários de hospedagens por temporada a recalcularem os ganhos e lucros para verificarem se, quando forem divulgadas novas taxas, compensará manter o serviço. 


“O setor hoteleiro, obviamente, exige uma demanda que trará mais competitividade. Por outro lado, é preciso compreender as diferenças entre cada tipo de atividade. De qualquer maneira, a Receita Federal está de olho e deverá anunciar medidas tributárias a qualquer momento”, ressalta.


Imagem
Produção de hortifrúti do Norte do Paraná escapa dos efeitos do frio
Apesar das geadas causadas pelo frio intenso que chegou ao Paraná nos últimos dias, os preços dos hortifrútis não f
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo