O Dia das Mães foi bastante lucrativo para o comércio em Curitiba. O aumento nas vendas acabou superando a expectativa dos comerciantes. O número de consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) -usado como indicador pela Associação Comercial do Paraná (ACP) para as vendas a prazo-, entre os dias 2 e 12 de maio, foi 7,7% maior em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 149.680 consultas este ano contra 138.952 em 2001. O incremento esperado era entre 2,5% e 3,5%.
As vendas à vista, medidas pelo número de consultas ao sistema Videocheque, também registraram crescimento de 2,9%, comparadas ao movimento do ano passado. Foram 123.150 consultas este ano, contra 119.735 em 2001.
De acordo com a ACP, três dias antes do Dia das Mães o movimento de vendas à vista foi 26% maior do que na semana anterior. O mesmo aconteceu com as compras à prazo, que aumentaram 38% nesse período, provando que o brasileiro deixa tudo para última hora.
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Como já era previsto, as vendas foram predominantes nos setores de confecções e calçados. As vendas de celulares e de eletrodomésticos também foram altas este ano.