Começou nesta sexta-feira (15) e segue até o dia 31 de maio o prazo para a entrega da Declaração Anual do Imposto de Renda Pessoa Física.
Essa também é uma oportunidade para que milhares de crianças e adolescentes do Paraná possam ser beneficiadas por meio de projetos sociais, por meio das doações do IR. Em 2023, foi destinado R$ 1.159.397,97 ao FIA (Fundo Estadual da Infância e Adolescência), por meio de deduções.
Para participar, basta o contribuinte optar pela declaração do Imposto de Renda no modelo completo e escolher uma das opções de destinação disponíveis, como os fundos municipais e estadual setoriais. O processo é simples e pode ser realizado diretamente durante a declaração.
Leia mais:
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Todo o recurso voltado para o FIA fica sob gestão do CEDCA (Conselho Estadual da Criança e Adolescente), que delibera e destina o dinheiro a partir de projetos apresentados pelas organizações sociais. Ele é composto por integrantes da Secretaria estadual do Desenvolvimento Social e Família e da sociedade civil.
A população pode acompanhar todas as etapas para a utilização dos valores, por meio das reuniões do CEDCA, que acontecem mensalmente e são transmitidas pelo canal da SEDEF.
Para o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, essa é uma oportunidade de mudança de vida para muitas crianças e adolescentes.
“Muitos projetos sociais só acontecem graças a esses recursos. Tive a oportunidade de conhecer muitos deles. Cuidar das crianças não tem preço”, destacou.
Segundo a coordenadora de Políticas Públicas da Criança e Adolescente e presidente do CEDCA, Juliana Sabbag, a sociedade pode e deve fiscalizar a aplicação dos recursos destinados.
“Podemos destinar recursos para projetos que conhecemos, que estão perto de nós. São diversas instituições, banco de projetos, que podem receber essas doações, depois é possível fazer visitas nesses locais e ver como o recurso foi destinado”, explicou.