Abrir um novo negócio não é fácil, ainda mais difícil mantê-lo, sobretudo em tempos de pandemia, quando a economia não ajuda. Porém, mesmo com os vários desafios que o empreendedorismo pode oferecer, é possível ter sucesso nos negócios e garantir vida longa à sua empresa, independente do ramo. É o que afirma o empresário Gérlio Figueiredo, que possui experiência em diversos setores econômicos.
"Tudo é planejamento e foco. Esses são os segredos de sucesso para qualquer empresa”, garante o empresário baiano. "Acontece que muitas pessoas não se planejam e, diante de uma crise, perdem o controle da situação”, completa.
Para mostrar que é possível ter prosperidade nos negócios, o empresário separou cinco dicas de como evitar que sua empresa vá à falência. Confira!
Leia mais:
Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Mercado de trabalho em 2025: saiba o que será exigido de empresas e profissionais
1 - Não comece nada sem um planejamento
"Antes de abrir sua empresa, seja qual for o segmento e tamanho, tenha em mente o que você pretende com ela. Quanto vai investir, quanto pode se comprometer mensalmente e o que espera receber. Esse será seu norte.”
2 - Identifique os erros
"Faça avaliações periódicas e avalie os pontos negativos. Nem sempre os problemas são financeiros, às vezes, eles são causados por uma má gestão, erros na equipe, falta de organização, etc.”
3 - Reconheça seus pontos fracos
"Ainda que você tente, nem tudo é possível. Não dê passos maiores que suas pernas, nem faça algo que possa te comprometer além do possível. Reconheça o que você ainda precisa e pode melhorar."
4 - Não acumule problemas
"Tentar resolver um problema colocando outro no lugar não melhora a situação e ainda pode te colocar em uma enrascada. Resolve uma questão por vez.”
5 - Não gaste além da conta
"Não extrapole seu orçamento com coisas que não dão retorno. Avalie seus gastos e corte o que não for necessário.”