A instalação de uma Estação Aduaneira do Interior em Londrina (Eadi) ganhou hoje (16/04) oficialmente, mais um aliado. O governador Jaime Lerner endereçou uma carta de apoio à criação e instalação da Eadi na cidade ao juiz relator da 4ª Câmara do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, onde tramita uma ação civil pública que impede o andamento do processo.
Na carta, o governador cita o interesse do ""Estado na instalação do Porto Seco de Londrina"" e agradece a atenção que o juiz puder dispensar ao caso. A ção está conclusa, a espera de sentença, há quase dois anos.
A correspondência deve ser levada à juíza responsável pelo julgamento, Silvia Goraieb, pela comissão formada após reunião realizada na Câmara de Londrina. Convocada pelo vereador André Vargas (PT), o objetivo da reunião era unir empresários e políticos para discutir a necessidade da instalação de uma Eadi que pudesse atender os interesses das empresas importadoras e exportadoras instaladas na região.
Leia mais:
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Paraná avalia potencialidades de acordo entre Mercosul e União Europeia
Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros
Segundo estudos realizados anteriormente pela Receita Federal, se tivesse sido instalado há quatro anos, o Porto Seco movimentaria em importações, este ano, US$ 200.376.205,00. A previsão de investimentos para a criação e instalação do Porto era, há quatro anos, era de US$ 2 milhões.
* Leia mais em reportagem de Benê Bianchi na edição da Folha de Londrina/Folha do Paraná desta terça-feira