Ambidestria, inteligência artificial, governança, carreira, diversidade, inclusão, comunicação e marketing são alguns dos temas do livro "The Masters: Entre Dinossauros e Drones"
As trocas de informações e experiências da comunidade de networking de Curitiba chamada de ‘The Masters’ vai virar um livro voltado para empreendedores, empresários e gestores de negócios. Ao todo, 22 autores paranaenses, que estudam e trabalham com cenários e tendências do ambiente corporativo, vão compartilhar tendências em gestão e liderança na obra “Entre Drones e Dinossauros”, que terá evento híbrido de pré-lançamento no próximo dia 12 de setembro, com inscrições antecipadas pela Plataforma Sympla neste link.
A comunidade de networking ‘The Masters’ reúne professores, empreendedores, consultores, diretores de empresas e jornalistas. O grupo começou a reunir-se mensalmente após a pandemia de covid-19 para fortalecer vínculos enfraquecidos pelo isolamento. "Numa das conversas, num almoço, percebemos a riqueza dos temas que estavam sendo abordados e entendemos que precisávamos compartilhar aquele conteúdo em um livro. O José Damigo trouxe a provocação dos ‘dinossauros e drones’, fazendo uma alusão às gerações que precisam se entender", conta o professor José Nascimento, responsável pela coordenação editorial. "Nessa rodada, o nome já estava definido, antes de termos o primeiro parágrafo escrito", relembra.
Leia mais:
Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Mercado de trabalho em 2025: saiba o que será exigido de empresas e profissionais
O propósito do livro será o mesmo do grupo: compartilhar conhecimento. "Estudar, provocar, antecipar e desenhar o futuro que ainda não existe. A proposta pode parecer pretensiosa, mas este é o desafio deste projeto, a partir de uma lente com muitos olhares, plural, multifacetada e focada no futuro", explica o coordenador de marketing do livro, que também é gestor de marketing, professor e palestrante, Alexandre Conte. "No ponto final de cada tema queremos desacomodar o leitor e provocar movimento de mudança, desconstrução e reconstrução na sua vida pessoal e na empresa", explica.
Célia Linsingen, professora e consultora, que produziu um capítulo falando sobre marcas e ESG, destaca que “criar um livro a várias mãos, mentes e corações é uma fonte de aprendizado ímpar. Processo criativo, escolhas, estilos, experiências tudo junto mas muito diverso e misturado. Eu estou adorando”. Segundo ela, a oportunidade de ler os demais capítulos, com tamanha diversidade de visões, está gerando grande expectativa também.
“Contar com uma comunidade de pessoas referência em suas áreas, engrandece o projeto e fortalece as relações entre todos nós. O mundo pede por parcerias, pede que caminhemos juntos, que nos sentemos todos na mesma mesa, e, claro, os leitores ganham com um livro de qualidade e conteúdo de alta relevância”, analisa Maria Almeida, socióloga e consultora, que escreveu sobre liderança.
DRONES E DINOSSAUROS
Segundo os coordenadores do projeto, a convergência entre Dinossauros e Drones (analogia às gerações) é para onde vão as discussões. “É o caminho a ser trilhado daqui pra frente, em um mundo de ambiguidades, desafios e incertezas em todas as áreas, mas também, de muitas oportunidades”, defende Alexandre Conte.
Sobre o título do livro e de seu capítulo, José Damigo Neto, consultor e conselheiro de empresas, conta que “a auto provocação para o termo veio da maneira como lido com muitas gerações dentro de um mesmo ambiente de trabalho. No primeiro momento isso gera um conflito entre as crenças, daquilo que cada uma dessas gerações acredita, mas isso muda ao longo do tempo”. Segundo Damigo, nem a atual e nem as novas gerações têm as respostas definitivas para os problemas das empresas e, a melhor saída é combinar os pontos de vista.
Sobre o futuro, o consultor recomenda o que chama de “estratégia antecipatória” ("foresight"), que é desenhar um cenário e futuro prováveis e, a partir desta visão, montar um planejamento estratégico.
AMBIDESTRIA
Questionado sobre a questão da ambidestria, o consultor destacou que ela tem 4 divisões: Ambidestria de Operações para o Futuro, no Processo Sucessório, na Alocação Inteligente de Recursos e Ambidestria que trata das questões Geopolíticas e Ambientais. “Como que eu me preparo para esse novo mundo. Aí entram temas como ESG, externalidade, mutações sociais e responsabilidade sócio ambiental, que precisam estar na mesa das empresas”, ressalta.
Ainda, sobre o centro do tema, José Damigo explica que ambidestria representa a coragem de, independente de geração, o líder ir prospectar cenários futuros para pensar a empresa no longo prazo, mas tomando medidas emergenciais e estratégicas. “Isso tudo requer ferramentas de planejamento, informação e uso inteligente de recursos e capital”, conclui.
BETA PERPÉTUO
O professor Luiz Gaziri, autor da Ciência da Felicidade, que escreveu o prefácio de “Enrtre Drones e Dinossauros”, faz uma provocação: "você tem humildade o suficiente para largar suas crenças, aprender e começar uma nova realidade? Ou acredita equivocadamente que mudar suas crenças é um sinal de fraqueza e falta de comprometimento? Esse livro pode ser aquele empurrão que você precisa para ligar o seu estado Beta Perpétuo, encare-o com coragem". Por Beta Perpétuo entenda-se um movimento constante de mudança e transformação, únicas certezas no mundo atual.
CONTEÚDO MULTIMÍDIA
Ao final de cada capítulo do livro o leitor será brindado por um conteúdo extra, multiplataforma. Um QR Code vai levá-lo para uma entrevista em vídeo ancorada pelos jornalistas de televisão, Simone Hammes e Fernando Parracho. Para quem gosta de áudio o material será disponibilizado em formato de podcast no Spotify (lançamento em 12 de setembro). Os leitores ainda têm uma extensão dessa jornada no site www.themasters.blog e no Instagram @themastersnetworking.
THE MASTERS
É um grupo de networking que surgiu de forma inusitada, pós-pandemia, e vem ganhando parceiros que têm propósitos e princípios semelhantes: busca e compartilhamento de informações e conhecimento. Gente aberta ao chamado “lifelong learning” - ao aprendizado amplo, ao longo da vida e em todos os ambientes. O grupo de voluntários se reúne para um almoço mensal de aprendizado.
CONHEÇA OS AUTORES E TEMAS
O livro, que vai ficar com mais de 200 páginas, será dividido em três grandes temas, assim distribuídos:
I - MUNDO NOVO - Empresas, Pessoas e Tendências na Arena da Gestão Ambidestra
1. Dinossauros e Drones: famílias empresárias em tempos de governança ambidestra
José Damigo Neto
2. Inteligência Artificial (IA) na Gestão Ambidestra: Conectando IA com Negócios
Luiz Pinheiro e Kristian Capelini
3. I.A., sim, mas I.N. também!
Herivelto Oliveira
4. Conexão regenerativa: uma nova abordagem para novos tempos
Helena Merck
5. Multicarreiras: polivalência que multiplicam valores
Alexandre Conte
6. O drone de hoje é o dinossauro de ontem
José Manuel Catarino Barbosa
II - COMPETÊNCIA ESSENCIAL - A missão do Líder Ambidestro e Disruptivo
7. Estratégias essenciais para o crescimento em Liderança
Maria Almeida
8. Liderança: o encontro entre trabalho, ambidestria e poiesis
Roberta da Trindade
9. Liderança feminina: mulheres à frente
Adriana Cordeiro
10. Líder 7.0 e ambidestro num mundo disruptivo
José Nascimento
11. Inteligência espiritual no mundo do trabalho
Adeildo Nascimento
III - POSICIONAMENTO DE MARCA - Desafios num Mundo Digital e Ambidestro na Era das IAs
12. Marca Pessoal: Liderança de dentro pra fora
Dani Amorin e Karla Giacomet
13. Branding & ESG: a era das marcas de impacto
Célia Linsingen
14. Identidade institucional e a construção de reputação
Heliberton Cesca
15. Branding em tempos de marketing digital e inteligências artificiais generativas
Joaquin Fernandez Presas e Patricia Piana Presas
16. Gestão de crise - como as inteligências artificiais podem ser usadas para evitar arranhões em sua reputação
Filipi Oliveira
17. Exposição e sanidade mental: comunicação saudável no mundo da extimidade
Thays Beleze
18. Mindset de vendas: fácil entender, difícil de praticar. Será?
Aline Marty
19. Viva o presente e construa o futuro
Jorge Luis Prado