Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
The Masters

Livro reúne 22 autores paranaenses para falar de gestão, liderança e tendências corporativas

Redação Bonde com assessoria de imprensa
12 set 2023 às 14:00

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ambidestria, inteligência artificial, governança, carreira, diversidade, inclusão, comunicação e marketing são alguns dos temas do livro "The Masters: Entre Dinossauros e Drones"


As trocas de informações e experiências da comunidade de networking de Curitiba chamada de ‘The Masters’ vai virar um livro voltado para empreendedores, empresários e gestores de negócios. Ao todo, 22 autores paranaenses, que estudam e trabalham com cenários e tendências do ambiente corporativo, vão compartilhar tendências em gestão e liderança na obra “Entre Drones e Dinossauros”, que terá evento híbrido de pré-lançamento no próximo dia 12 de setembro, com inscrições antecipadas pela Plataforma Sympla neste link.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A comunidade de networking ‘The Masters’ reúne professores, empreendedores, consultores, diretores de empresas e jornalistas. O grupo começou a reunir-se mensalmente após a pandemia de covid-19 para fortalecer vínculos enfraquecidos pelo isolamento. "Numa das conversas, num almoço, percebemos a riqueza dos temas que estavam sendo abordados e entendemos que precisávamos compartilhar aquele conteúdo em um livro. O José Damigo trouxe a provocação dos ‘dinossauros e drones’, fazendo uma alusão às gerações que precisam se entender", conta o professor José Nascimento, responsável pela coordenação editorial. "Nessa rodada, o nome já estava definido, antes de termos o primeiro parágrafo escrito", relembra. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Londrina

Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%

Imagem de destaque
Desigualdade racial

Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Imagem de destaque
Inovação

Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação

Imagem de destaque
Especialista dá dicas

Mercado de trabalho em 2025: saiba o que será exigido de empresas e profissionais


O propósito do livro será o mesmo do grupo: compartilhar conhecimento. "Estudar, provocar, antecipar e desenhar o futuro que ainda não existe. A proposta pode parecer pretensiosa, mas este é o desafio deste projeto, a partir de uma lente com muitos olhares, plural, multifacetada e focada no futuro", explica o coordenador de marketing do livro, que também é gestor de marketing, professor e palestrante, Alexandre Conte. "No ponto final de cada tema queremos desacomodar o leitor e provocar movimento de mudança, desconstrução e reconstrução na sua vida pessoal e na empresa", explica.

Publicidade


Célia Linsingen, professora e consultora, que produziu um capítulo falando sobre marcas e ESG, destaca que “criar um livro a várias mãos, mentes e corações é uma fonte de aprendizado ímpar. Processo criativo, escolhas, estilos, experiências tudo junto mas muito diverso e misturado. Eu estou adorando”. Segundo ela, a oportunidade de ler os demais capítulos, com tamanha diversidade de visões, está gerando grande expectativa também. 


“Contar com uma comunidade de pessoas referência em suas áreas, engrandece o projeto e fortalece as relações entre todos nós. O mundo pede por parcerias, pede que caminhemos juntos, que nos sentemos todos na mesma mesa, e, claro, os leitores ganham com um livro de qualidade e conteúdo de alta relevância”, analisa Maria Almeida, socióloga e consultora, que escreveu sobre liderança.

Publicidade


DRONES E DINOSSAUROS


Segundo os coordenadores do projeto, a convergência entre Dinossauros e Drones (analogia às gerações) é para onde vão as discussões. “É o caminho a ser trilhado daqui pra frente, em um mundo de ambiguidades, desafios e incertezas em todas as áreas, mas também, de muitas oportunidades”, defende Alexandre Conte. 

Publicidade


Sobre o título do livro e de seu capítulo, José Damigo Neto, consultor e conselheiro de empresas, conta que “a auto provocação para o termo veio da maneira como lido com muitas gerações dentro de um mesmo ambiente de trabalho. No primeiro momento isso gera um conflito entre as crenças, daquilo que cada uma dessas gerações acredita, mas isso muda ao longo do tempo”. Segundo Damigo, nem a atual e nem as novas gerações têm as respostas definitivas para os problemas das empresas e, a melhor saída é combinar os pontos de vista. 


Sobre o futuro, o consultor recomenda o que chama de “estratégia antecipatória” ("foresight"), que é desenhar um cenário e futuro prováveis e, a partir desta visão, montar um planejamento estratégico.

Publicidade


AMBIDESTRIA 


Questionado sobre a questão da ambidestria, o consultor destacou que ela tem 4 divisões: Ambidestria de Operações para o Futuro, no Processo Sucessório, na Alocação Inteligente de Recursos e Ambidestria que trata das  questões Geopolíticas e Ambientais.  “Como que eu me preparo para esse novo mundo. Aí entram temas como ESG, externalidade, mutações sociais e responsabilidade sócio ambiental, que precisam estar na mesa das empresas”, ressalta. 

Publicidade


Ainda, sobre o centro do tema, José Damigo explica que ambidestria representa a coragem de, independente de geração, o líder ir prospectar cenários futuros para pensar a empresa no longo prazo, mas tomando medidas emergenciais e estratégicas. “Isso tudo requer ferramentas de planejamento, informação e uso inteligente de recursos e capital”, conclui. 


BETA PERPÉTUO 

Publicidade


O professor Luiz Gaziri, autor da Ciência da Felicidade, que escreveu o prefácio de “Enrtre Drones e Dinossauros”, faz uma provocação: "você tem humildade o suficiente para largar suas crenças, aprender e começar uma nova realidade? Ou acredita equivocadamente que mudar suas crenças é um sinal de fraqueza e falta de comprometimento? Esse livro pode ser aquele empurrão que você precisa para ligar o seu estado Beta Perpétuo, encare-o com coragem". Por Beta Perpétuo entenda-se um movimento constante de mudança e transformação, únicas certezas no mundo atual.


CONTEÚDO MULTIMÍDIA 


Ao final de cada capítulo do livro o leitor será brindado por um conteúdo extra, multiplataforma. Um QR Code vai levá-lo para uma entrevista em vídeo ancorada pelos jornalistas de televisão, Simone Hammes e Fernando Parracho. Para quem gosta de áudio o material será disponibilizado em formato de podcast no Spotify (lançamento em 12 de setembro). Os leitores ainda têm uma extensão dessa jornada no site www.themasters.blog e no Instagram @themastersnetworking.


THE MASTERS


É um grupo de networking que surgiu de forma inusitada, pós-pandemia, e vem ganhando parceiros que têm propósitos e princípios semelhantes: busca e compartilhamento de informações e conhecimento. Gente aberta ao chamado “lifelong learning” - ao aprendizado amplo, ao longo da vida e em todos os ambientes. O grupo de voluntários se reúne para um almoço mensal de aprendizado. 


CONHEÇA OS AUTORES E TEMAS


O livro, que vai ficar com mais de 200 páginas, será dividido em três grandes temas, assim distribuídos:


I - MUNDO NOVO - Empresas, Pessoas e Tendências na Arena da Gestão Ambidestra 


1.         Dinossauros e Drones: famílias empresárias em tempos de governança ambidestra


José Damigo Neto


2.         Inteligência Artificial (IA) na Gestão Ambidestra: Conectando IA com Negócios


Luiz Pinheiro e Kristian Capelini


3.         I.A., sim, mas I.N. também!


Herivelto Oliveira 


4.         Conexão regenerativa: uma nova abordagem para novos tempos


Helena Merck


5.         Multicarreiras: polivalência que multiplicam valores


Alexandre Conte


6.         O drone de hoje é o dinossauro de ontem


José Manuel Catarino Barbosa



II - COMPETÊNCIA ESSENCIAL - A missão do Líder Ambidestro e Disruptivo


7.         Estratégias essenciais para o crescimento em Liderança 


Maria Almeida 


8.         Liderança: o encontro entre trabalho, ambidestria e poiesis


Roberta da Trindade


9.         Liderança feminina: mulheres à frente 


Adriana Cordeiro


10.      Líder 7.0 e ambidestro num mundo disruptivo 


José Nascimento 


11.      Inteligência espiritual no mundo do trabalho 


Adeildo Nascimento



III - POSICIONAMENTO DE MARCA - Desafios num Mundo Digital e Ambidestro na Era das IAs


12.      Marca Pessoal: Liderança de dentro pra fora


Dani Amorin e Karla Giacomet


13.      Branding & ESG: a era das marcas de impacto 


Célia Linsingen


14.      Identidade institucional e a construção de reputação 


Heliberton Cesca


15.      Branding em tempos de marketing digital e inteligências artificiais generativas


Joaquin Fernandez Presas e Patricia Piana Presas 


16.      Gestão de crise - como as inteligências artificiais podem ser usadas para evitar arranhões em sua reputação


Filipi Oliveira


17.      Exposição e sanidade mental: comunicação saudável no mundo da extimidade


Thays Beleze


18.      Mindset de vendas: fácil entender, difícil de praticar. Será?


Aline Marty 


19.      Viva o presente e construa o futuro


Jorge Luis Prado


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo