Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
30% DE QUEDA

Nova onda de Covid-19 abala finanças de bares e restaurantes

Simoni Saris - Folha de Londrina
03 fev 2022 às 11:42
- Jardiel Carvalho (F)/Folhapress
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A nova onda de Covid-19 causada pela variante ômicron e a epidemia de gripe H3N2 no Paraná voltam a ameaçar a saúde financeira de bares e restaurantes. Em Londrina, empresários veem com preocupação o avanço das doenças respiratórias que já afeta o fluxo de clientes nos estabelecimentos em um mês que costuma ser de bom movimento, em razão do período de férias e do calor. Entidades representativas do setor estimam em cerca de 30% a queda no faturamento, na comparação com dezembro passado. 


“A gente percebe a diminuição dos clientes, porém não associamos às férias. Janeiro sempre foi um período bom para o setor gastronômico, mas neste ano tivemos um período atípico. Associamos essa queda à epidemia de H3N2 e à Covid”, disse o presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Leonardo Leão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O proprietário de um bar tradicional em Londrina calcula em 50% o prejuízo financeiro em janeiro, na comparação com dezembro passado, reflexo da não realização de eventos programados. Entre seis e oito eventos foram cancelados ou remarcados após o avanço dos casos de Covid-19. Ele contou que logo após a virada do ano, quando os dados epidemiológicos indicaram a explosão de casos da doença, o público começou a diminuir naturalmente. “Nunca passamos de 70% da capacidade do bar, mas quando percebemos que a contaminação aumentou, reduzimos para 50% e desmarcamos os eventos com maior público, principalmente os que dão mais fila”, comentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bolsa de valores

Sanepar prepara segunda PPP com investimento de quase R$ 3 bi

Imagem de destaque
Veja como funciona

Usuários de rodovias do Norte do Paraná voltam a pagar pedágio

Imagem de destaque

Bombons e barras de chocolate ficam mais caros na Páscoa 2024, diz estudo

Imagem de destaque
Veja como participar

Prazo para renegociação de dívidas através de mutirão online do Procon vai até 15 de abril


Continue lendo na Folha de Londrina.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade