Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
CNPJ no vermelho

Paraná tem o maior número de empresas inadimplentes na região Sul

Reportagem Local
19 abr 2024 às 09:15

Compartilhar notícia

- Reprodução/Canva
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

De acordo com o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, em fevereiro, o Paraná foi a Unidade Federativa (UF) do Sul com o maior número de negócios inadimplentes (422.405). O Rio Grande do Sul veio na sequência com 369.465 empreendimentos com o CNPJ no vermelho. 


No cenário nacional, os dados do indicador revelaram que, em fevereiro deste ano, foram contabilizados 6,6 milhões de CNPJs no vermelho, número menor ao registrado em janeiro e que retorna ao patamar de estabilidade registrada desde julho do ano passado. No período analisado, as dívidas somaram R$ 130 bilhões com o ticket médio de cada débito estimado em R$ 2.745,6. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A redução da taxa Selic e a diminuição da inflação foram fatores que impactaram o bolso dos brasileiros, que designaram recursos para pagar suas contas. E esses pagamentos são destinados a empresas que ganham mais fôlego para liquidarem seus próprios débitos e diminuir a inadimplência. Outro impacto direto que as reduções trazem para a saúde financeira é que quanto menor a taxa de juros, menor é a despesa financeira que os negócios incorrem, aliviando o caixa e permitindo às companhias trocar dívidas velhas e caras por dívidas novas e mais baratas”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dados como ponto de partida

Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024

Imagem de destaque
Crescimento no mercado

Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025

Imagem de destaque
A partir de 17 de fevereiro

Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal

Imagem de destaque
Entenda

Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS


A perspectiva para os próximos meses deste ano, ainda segundo o especialista, é de que as companhias recuperem parte de sua robustez, contribuindo para a diminuição do avanço da insolvência no país.

Publicidade


Em fevereiro, a maior parte das dívidas das empresas inadimplentes eram com Indústrias, Terceiro Setor e Primário, classificados como “Outros” (28,5%). Já o setor de “Securitizadoras” foi o que menos registrou débitos vencidos (1,0%). 


O indicador também mostrou que mais da metade das empresas inadimplentes em fevereiro de 2024 eram do segmento de “Serviços” (55,0%), e os negócios do “Comércio” ficaram em segundo lugar (36,3%).


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Paraná tem o maior número de empresas inadimplentes no Sul
Descubra os números atualizados da inadimplência de empresas no Paraná e entenda como isso impacta a economia e as decisões de negócios. Saiba mais!
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo