O Paraná apresentou o segundo maior crescimento industrial durante o mês de abril. De acordo com a Pesquisa Industrial Produção Física Regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado registrou uma elavação de 8,9%, quando comparado com o mesmo período do ano passado. O desempenho paranaense, fica atrás de Espírito Santo, onde o parque industrial registrou um aumento de 9,3%. Já São Paulo registrou o patamar de 6,6%.
A pesquisa do IBGE foi realizada em 12 regiões do País. Na média nacional, o setor industrial registrou uma alta de 6,1%. Pelos dados do instituto, apareceram Rio de Janeiro, com aumento de 6,1%, Minas Gerais e Região Sul (6,0%), Rio Grande do Sul (4,4%), Santa Catarina (3,0%) e Pernambuco (1,0%). Os parques fabris que encerraram abril com queda de produção relativamente ao mesmo período do ano passado foram Ceará (-5,7%) e Bahia (-5,2%).
A pesquisa do IBGE ainda apurou o desempenho acumulado nos últimos 12 meses. Nesse indicador (que mede o período entre abril de 2000 e abril 2001), o Paraná alcançou a liderança, apresentando uma melhora de 3,8% no período. O Paraná também ficou com a vice-liderança no indicador medido pelo acumulado do primeiro quadrimestre. De janeiro a abril, a produção industrial do Estado apresentou aumento de 9,4% - também acima da média brasileira, que ficou em 6,9%.
Leia mais:
Prefeitura publica edital para concessão da Rodoviária de Londrina por 30 anos
Comércio de Londrina abre nesta sexta e vai fechar no dia 20 de novembro
Empresas arrematam 39 dos 52 lotes da Cidade Industrial em Londrina
Estudo aponta que salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 em 2025 com alta da inflação
Nesses primeiros quatro meses a produção industrial do Estado ficou apenas 6 pontos percentuais atrás do Rio de Janeiro (que ficou com 10%) e acima de São Paulo (7,1%). De acordo com a pesquisa mensal do IBGE, o setor que mais cresceu no primeiro quadrimestre no Paraná foi o de mecânica, com 29,1%.
Ainda segundo a pesquisa do IBGE, abril foi o sexto mês consecutivo em que o Paraná apresentou expansão industrial. O crescimento ocorreu em 14 dos 19 setores investigados. As maiores contribuições na comparação mensal vieram das indústrias mecânicas (39,2%), do setor de material de transporte (33,4%) e do de papel e papelão (38,3%).