O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP) recebeu na tarde dessa terça-feira (16) a visita do embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, que estava acompanhado de representantes da TCS (Tata Consultancy Services), empresa instalada na cidade há mais de cinco anos, que é uma das 80 mais importantes do mundo e referência em Tecnologia da Informação. O embaixador também esteve na segunda-feira (15) com o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), para reforçar parcerias entre o Estado e o país asiático na cooperação em assuntos ligados à tecnologia.
No Paraná, uma parceria entre a Fundação Araucária e o Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada da Índia (C-DAC, da sigla em inglês) pretende viabilizar a instalação de um computador de alta performance, também chamado de supercomputador.
Em entrevista após a visita ao prefeito, o embaixador afirmou que Londrina poderá abrigar um desses equipamentos. “O C-DAC é o centro de computação quântica. É um centro de supercomputadores e um centro voltado à excelência na computação. Estamos promovendo discussões para firmar uma parceria entre Londrina e o C-DAC e entre o estado do Paraná e o C-DAC. Queremos trazer esses computadores quânticos para o Brasil e Londrina sediaria um desses supercomputadores no Brasil”. Atualmente, não há nenhuma unidade C-DAC no país.
Leia mais:
Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal
Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS
Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial
Brasil fica em 46º lugar de ranking de competitividade com 66 países, diz novo índice
O Paraná, por meio do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) também investe para se tornar o grande polo de inovação do Brasil e um berçário de novos profissionais na área, contando com diversas universidades. No último vestibular, a UEL (Universidade Estadual de Londrina) abriu o curso de Ciências de Dados e Inteligência Artificial com objetivo de atender as expectativas do formar mão de obra para esse novo mercado global.
“Há muitas outras áreas em que estamos desenvolvendo pesquisas, como robótica, nanotecnologia e outros campos em que também podemos cooperar como produção de vacinas. Estou muito satisfeito de dizer que durante a nossa reunião com o governador, nós o convidamos para que ele visite a Índia, e ele aceitou o convite. Estamos ansiosos para a visita dele. E também convidamos o prefeito Marcelo para que visite a Índia, e também estamos ansiosos para recebê-lo lá” completou o embaixador.
Belinati ressaltou a importância de expandir a operação da TCS em Londrina e expandir outros negócios e investimentos por meio de cooperação com a Índia. “Isso é fundamental para o desenvolvimento econômico e social da cidade. Isso coloca os olhos do mundo para a cidade de Londrina.”
SAIBA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.